Série aborda presença inglesa no Brasil do século XVI

A TV Escola exibe a partir do dia 18 a série "Anthony Knivet: um olhar aventureiro sobre a colonização do Brasil", coprodução entre o canal, ligado ao Ministério da Educação, e a Indiana Produções. O projeto foi selecionado a partir do concurso de minisséries documentais com o tema História do Brasil realizado em 2013 pela Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), gestora da TV Escola.

Dividida em dois episódios de 26' e um documentário de 52', a série é inspirada no livro "As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet", uma mistura de diário de viagem e memórias do jovem inglês que sai de seu país para dar a volta ao mundo e fazer fortuna, mas acaba capturado por portugueses e se torna escravo do governador Salvador Correia de Sá no Rio de Janeiro.

Leonardo Pereira como o personagem-título
Leonardo Pereira como o personagem-título

Ambientada no final do Séc. XVI, entre 1591 e 1600. , a série fala sobre a presença dos ingleses no Brasil, mostra a relação entre portugueses e índios, os costumes, ritos e animais exóticos que Anthony Knivet viu em suas inúmeras peregrinações. Após dez anos de peripécias e tentativas frustradas de fuga, ele vai para Lisboa, acompanhando o governador Salvador de Sá, e de lá consegue escapar para Inglaterra, onde escreve seu relato.

O ator Leonardo Pereira interpreta Knivet nas cenas ficcionais da minissérie, gravadas no Rio de Janeiro com direção do produtor e diretor Marco Altberg.  Para a parte documental, a equipe viajou para Londres, onde entrevistou a tradutora do livro, Vivien Kogut de Sá, professora da Universidade de Cambridge, também consultora do projeto.  Também foram entrevistados no Brasil historiadores e pesquisadores como Sheila Hue, organizadora e editora do livro, e também consultora do projeto, Laura de Mello e Souza, Ronaldo Vainfas, Carlos Fausto, entre outros nomes.

A aventura é contada na minissérie através dos depoimentos ilustrados por iconografias e videografismos. Os fatos são narrados por uma locução em primeira pessoa e os personagens principais são vividos por atores, conferindo ao formato da série uma mistura de ficção e documentário.

 

Ficha Técnica

Elenco: Leonardo Pereira
Direção geral: Marco Altberg
Assistente de direção: Sérgio Rossini
Direção de fotografia: Tota Paiva
Roteiro: Pedro Vinícius e Mariana Vielmond
Designer gráfico: Mauro Heitor
Edição e finalização: Pedro Serra
Locução: Denis Wright
Consultora: Sheila Hue
Produção: Indiana Produções Cinematográficas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui