Documentário sobre sistema carcerário humanizado ganha distribuição internacional

A Café Royal, produtora audiovisual dos sócios Georgia Guerra-Peixe (Joca), Moa Ramalho, Adriana Tavares, Julio Hey e Luiz Villaça, anuncia a aquisição dos direitos de "Do Amor Ninguém Foge" pela distribuidora dinamarquesa LevelK. A notícia foi dada com exclusividade para TELA VIVA. 

O documentário assinado pelos Irmãos Ahimsa (Julio e Daniel Hey) é uma coprodução com a portuguesa BRO Cinema que retrata a rotina de um sistema carcerário humanizado onde não há armas ou guardas. Entre 14 e 22 de abril, o filme participa do VdR-Industry, evento voltado para profissionais da indústria audiovisual, que faz parte da programação do Visions du Réel, renomado festival de documentários em Nyon, na Suíça.

"Do Amor Ninguém Foge" retrata a imersão dos dois irmãos em uma das unidades do sistema APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), criado no Brasil e exportado para 23 países. As APACs trazem resultados revolucionários para a ressocialização e diminuição da reincidência criminal. Enquanto num presídio comum cerca de 80% das pessoas que cumpriram pena acabam retornando para o crime, nas APACs este número gira em torno de 20%. Além disso, esse sistema também minimiza os custos para o Estado. Os irmãos passaram mais de 30 dias dormindo dentro do presídio em São João Del Rei, Minas Gerais, para promover um mergulho cinematográfico no ser humano preso, trazendo luz às discussões sobre o sistema prisional atual e questionamentos sobre liberdade e o poder regenerativo do amor.

"No nosso entendimento, todo processo de cura, seja de um indivíduo, ou mesmo de uma sociedade, demanda que a gente olhe o lugar que nem sempre temos coragem de olhar: a ferida. Uma das feridas mais abertas da sociedade brasileira, e de muitas sociedades ao redor do mundo, é o sistema prisional. Victor Hugo certa vez disse que quem abre uma escola, fecha uma prisão. Apoiados nesta visão, nos propusemos a retratar neste filme um pouco da profundidade humana que encontramos na APAC, um modelo de presídio humanizado criado no Brasil, e que tem se tornado cada vez mais referência mundial", explicam os diretores.

"Do Amor Ninguém Foge" será distribuído globalmente pela LevelK, com exceção do Brasil e Portugal. A data de estreia será anunciada em breve.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui