TV Cultura prepara programação especial na semana do Dia do Índio

A partir deste sábado, dia 17 de abril, a TV Cultura leva ao ar uma programação especial que celebra o Dia do Índio, que inclui o documentário inédito produzido pelo Jornalismo da emissora, "Índios Isolados: Em Fuga Pela Vida"; o "Repórter Eco" temático; o "Roda Viva" com o líder Indigenista Ailton Krenak; e a série de interprogramas "Antropologia da Beleza", criada pela TV Cultura a partir de imagens do fotógrafo Renato Soares. 

"Índios Isolados: Em Fuga Pela Vida", que abre a programação no dia 17, às 23h, acende o alerta sobre quem irá defender os povos indígenas que vivem apartados da sociedade nacional, se escondem em terras demarcadas – principalmente no estado do Amazonas -, e dependem unicamente dos recursos da Floresta Amazônica. O documentário conta com entrevistas de Beto Marubo, líder indígena do Vale do Javari; Carlos Travassos, geógrafo que atua no Maranhão; Sydney Possuelo, sertanista criador do departamento de Indígenas Isolados da FUNAI; e Tiago Moreira, antropólogo do Instituto Socioambiental. A produção é do Jornalismo da TV Cultura, dirigido por Leão Serva. Claudia Tavares é quem assina a reportagem e direção, com edição e roteiro de Laize Câmara. 

No domingo, 18, às 18h30, o "Repórter Eco" exibe uma edição especial sobre o Dia do Índio. A atração da TV Cultura é apresentada por Márcia Bongiovanni. 

Já na segunda-feira, 19, o "Roda Viva" entrevista o líder Indigenista Ailton Krenak, que se dedica à defesa dos direitos indígenas desde a década de 80. Krenak fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena, organizou a Aliança dos Povos da Floresta e é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Sob o comando de Vera Magalhães, o programa é exibido às 22h, na TV Cultura. 

A TV Cultura ainda leva ao ar a série inédita de interprogramas "Antropologia da Beleza", criada a partir do trabalho fotográfico de Renato Soares. Através da sensibilidade, o fotógrafo enquadra, ao mesmo tempo que reproduz, toda a humanidade e a beleza que convergem em seu olhar. A espontaneidade dos gestos, a luz natural das ocas, banhos rituais, rios e o pôr-do-sol multicolorido inauguram uma nova forma de pesquisa e de expressão artística, que é mostrada na série. A atração vai ao ar ao longo de toda a semana do Dia do Índio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui