Planos de streaming com publicidade estão se consolidando e novos modelos devem surgir para rentabilizar as plataformas, apontou Cristiano Barbieri, diretor de vendas para América Latina da empresa de soluções para transmissão de vídeo Broadpeak, em palestra no Brasil Streaming, evento realizado por TELETIME e TELA VIVA, nesta segunda-feira, 14, em São Paulo.
Na avaliação de Barbieri, a oferta de pacotes com anúncios tem se mostrado uma forma de as plataformas rentabilizarem os negócios sem se prenderem ao crescimento da base de clientes. Planos do tipo já são comercializados por serviços como Netflix, Disney+, Prime Video e Globoplay.
Além disso, o executivo entende que novos modelos de anúncios vão fortalecer os pacotes com publicidade. Ele citou, por exemplo, a veiculação de propagandas lineares (como um comercial tradicional, gerando um intervalo na transmissão) e não lineares (ao mesmo tempo em que o conteúdo é veiculado), interativas (com o assinante podendo prosseguir para uma compra) e não interativas.
"O mercado de publicidade olha para isso tudo e diz 'excelente'", ressaltou Barbieri. "Tem um inventário enorme de como chegar ao usuário que paga para ver conteúdo com publicidade", acrescentou.
O diretor da Broadpeak ainda sinalizou que o futuro da propaganda nas plataformas de streaming é a adoção de um "modelo dinâmico", por meio do qual o anúncio é direcionado ao usuário conforme os seus gostos e preferências pessoais.
Adicionalmente, apontou que as plataformas podem configurar anúncios em modelos em banner (formando barras nas laterais e na parte inferior da tela), sobreposição de conteúdo, lado a lado (barras nas laterais) e durante a suspensão de um vídeo (quando o usuário aperta a tecla "pause" no controle remoto).
Barbieri também destacou que pacotes com publicidade são vantajosos para os consumidores. Ele citou uma pesquisa da Broadpeak que mostra que 60% dos usuários brasileiros preferem pagar por uma assinatura mais barata mesmo contendo seis minutos de anúncios a cada hora de conteúdo consumido. "O mercado publicitário está se preparando para esse momento de convergência", concluiu.