Samsung TV aponta notícias, esportes e filmes como conteúdos mais consumidos no Brasil

Ricardo Prado, head de analytic & insights Latam da Samsung TV, no Brasil Streaming 2025 (Foto: Marcos Mesquita)

Nesta segunda-feira, 14 de abril, Ricardo Prado, head de analytic & insights Latam da Samsung TV, participou do Brasil Streaming, evento organizado pela TELETIME e TELA VIVA, falando sobre o que as pessoas estão assistindo nas TVs conectadas, partindo do ponto de que existem cada vez mais streamers e que a atenção está cada vez mais fragmentada. "Hoje, você liga a TV e te uma variedade enorme não só de streaming, mas de coisas para fazer, com apps de serviços, games e música, por exemplo", pontuou.

O executivo fala do ponto de vista de uma empresa de enorme alcance: a Samsung tem uma audiência que eles identificam como curiosa, altamente conectada e engajada com todas as plataformas, seus conteúdos e com a publicidade. As mais de 20,3 milhões de Smart TVs da marca representam mais de 81 milhões de potenciais consumidores, que consomem mais de 1.8 bilhão de horas ao mês entre streaming, aplicativos de serviço, linear tradicional e gaming. De modo geral, a divisão da dedicação por plataforma do tempo total de consumo evidencia uma grande vantagem do streaming, com 75%, versus 25% do linear. "O streaming já representa três quartos do tempo, e isso vem mudando ao longo dos anos. É uma linha contínua, que cresce e tende a crescer cada vez mais", analisou o executivo. 

Audiências lineares 

Mas isso não significa que o linear tradicional não tem mais espaço – muito pelo contrário. As audiências lineares representam mais de 54 milhões de potenciais consumidores altamente engajados especialmente com os conteúdos ao vivo, como esportes e notícias. Ao todo, 67% do total da base ativa consome linear tradicional, tanto aberto quanto pago (sendo 84% do tempo com canais abertos e 16% com os pagos), em mais de 450 milhões de horas mensais dedicadas a esses conteúdos. Aqui, chama a atenção o fato de que esse consumo passeia por uma média de 11 canais – o que é um fator de dificuldade principalmente para o mercado publicitário, que precisa saber onde esse consumidor está. "Os eventos ao vivo, como notícias e esportes, ainda puxam muito a audiência para o linear", ressaltou Prado. 

Audiências Streamers 

Já em relação ao streaming, são mais de 72 milhões de potenciais consumidores que se conectam mensalmente com uma média de quatro aplicativos diferentes por mês – incluindo o Samsung TV Plus. Do total da base ativa da marca, 89% consome streaming, e dedicam mais de 1.3 milhão de horas mensais a esse consumo de apps e serviços. Vale observar que 50% do tempo dedicado com streaming é com conteúdos AVOD (gratuitos, subsidiados por publicidade) e que 28% da base total ativa da Samsung é "streaming only", ou seja, só usa a televisão para esse modelo de consumo – seja streaming tradicional, pago ou gratuito. 

Nesse sentido, o próprio app da Samsung se destaca, ocupando o Top 3 de aplicativos de streaming em usuários ativos. A marca oferece mais de 230 canais, entre Brasil e México, e registrou, de 2023 para 2024, um crescimento de 32% da base ativa de usuários e de 50% em consumo de horas. "O que fazemos é atender às demandas do público. Temos 234 canais FAST, a maior parte transmitindo conteúdo linear tradicional via streaming. Ou seja, o conteúdo do linear interessa. As pessoas só mudaram o jeito de consumir", destacou. "Pensando no mercado FAST como um todo, é legal ver esse crescimento. Se só na Samsung registramos 32% de aumento de base, e isso significa que a indústria toda está crescendo. É um reflexo do mercado de modo mais amplo", acrescentou. 

Audiências Gamers 

A TV hoje também é muito utilizada para games. No Brasil, 9% do total da base ativa da Samsung tem um console de jogos conectado. São mais de 7.3 milhões de potenciais consumidores dos quais 86% são chamados de multiplataformas, isto é, consomem no mesmo mês linear tradicional, streaming e gaming. Uma enorme parcela – 91% – da base gamer consome conteúdo na modalidade AVOD. Em relação aos próprios jogos, é uma média de quatro por mês, sendo ação, aventura e esporte o Top 3. "O gamer é a base mais complicada de localizar porque ele realmente está dividindo muito o tempo dele. Hoje, games e plataformas de streaming disputam muito o tempo dessa audiência", pontuou o especialista. 

Conteúdo é direcionador 

Prado salientou que o conteúdo continua sendo o rei e o grande impulsionador do consumo. E, com o fácil acesso, as audiências consomem hoje cada vez mais em termos de volume e também de gêneros – no Brasil, as pessoas consomem em média cinco gêneros por mês. Destacam-se aqui notícias (mais de 43 milhões de potenciais consumidores fãs de notícias tradicionais), esportes (mais de 26.4 milhões) e filmes (mais de 14 milhões)

Os consumidores de notícias dedicam mais de 450 milhões de horas mensais a esse consumo no linear. E, para além de representarem mais de 43.2 milhões de potenciais consumidores de notícias tradicionais, são também mais de 28.6 milhões de consumidores de notícias esportivas – combinando assim dois dos principais gêneros. Dos chamados fãs de notícias, 93% são consumidores de streaming. Eles estão principalmente no Sudeste, Nordeste e Sul; têm, em maioria, entre 25 e 34 anos; e também se interessam por filmes e séries, de gêneros como ação e aventura, comédia e animação. 

Já os fãs de esporte representam mais de 26.4 milhões de potenciais consumidores que se conectam mensalmente com o esporte – incluindo games – e colocam o futebol como líder, tanto no linear como nos jogos. Esse público dedica mais de 43 milhões de horas ao mês assistindo a conteúdos de esporte no linear e 93% são consumidores de streaming. Eles estão principalmente no Sudeste, Nordeste e Sul; têm em sua maioria de 25 a 34 anos e, entre os esportes que mais consomem depois do futebol, estão automobilismo, vôlei, basquete e skate. 

Por fim, em relação aos filmes, são mais de 14 milhões de potenciais consumidores fanáticos pelas categorias drama, comédia, ação, suspense e documentários. Eles dedicam mais de 6.7 milhões de horas ao mês para ver filmes no linear e 93% consomem streaming. Eles estão principalmente no Sudeste, Nordeste e Sul; têm, em maioria, entre 25 e 34 anos; 55% preferem conteúdos dublados e 34% no idioma original e, entre as principais franquias que gostam, estão "Velozes e Furiosos", "Marvel" e "DC". "Quando há exibição de franquias grandes na TV, vemos um pico de audiência. E é evidente que o público se identifica com a dublagem brasileira, que é uma das melhores do mundo. Isso está muito marcado na cabeça das pessoas", comentou Prado. 

Oportunidades para a publicidade 

Dados da Comscore, oriundos da pesquisa "Consumo de CTV" realizada no Brasil em outubro de 2024, revelam que 66% das pessoas gostariam que existissem mais ofertas de streaming gratuitas e 21% preferem assistir a conteúdos gratuitos com publicidade do que pagar pelo conteúdo – são números valiosos especialmente para o mercado anunciante, que vê aqui uma grande oportunidade. 

Nesse cenário, está a ascensão do FAST. Segundo o executivo da Samsung, o FAST é a revolução do streaming que já conquistou as audiências brasileiras. Prova disso é que, ainda de acordo com a pesquisa da Comscore, 31% dos consumidores de streaming preferem serviços FAST. "Precisamos pensar no FAST como uma alternativa, um caminho que já estamos trilhando. Ele não é o futuro, e sim o presente", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui