Custo do remanejamento da TV será descontado do preço mínimo dos 700 MHz, garante Anatel

Uma das grandes preocupações do setor de telecomunicações, ao lado das incertezas sobre a convivência harmônica com a radiodifusão na faixa de 700 MHz, é o preço da faixa. Isso porque, além do preço em si, as teles deverão arcar com o custo do remanejamento dos radiodifusores e da mitigação da interferência.

Na proposta de edital em consulta pública não está a forma de cálculo do preços mínimos, como pedem as teles, mas o conselheiro Jarbas Valente garante que esses custos serão levados em conta no cálculo do preço da faixa. A proposta em consulta já apresenta os radiodifusores que terão direito ao ressarcimento – aproximadamente 400 radiodifusores em 500 municípios, que influenciarão 1096 outros municípios.

Valente mencionou ainda que os conversores que serão distribuídos aos beneficiados do Bolsa Família e do CadÚnico terão embutidos os filtros contra a interferência e, além disso, serão equipamentos "inteligentes". "Não será apenas um conversor passivo, mas um conversor inteligente. Vamos transformar o aparelho digital em plataforma multimídia", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui