A próxima segunda-feira, dia 18 de maio, é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, o projeto Crescer Sem Violência – parceria entre a Fundação Roberto Marinho – por meio do Canal Futura, Childhood Brasil e Unicef Brasil, com apoio do Google, Facebook e Instagram, promovem uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e na internet.
A campanha, que terá conteúdos para a TV e ações para o digital, reforça que, embora o isolamento social seja importante para conter a disseminação da Covid-19, os riscos se agravam com a atual situação, que tem levado ao confinamento de crianças e adolescentes, ao fechamento das escolas e a uma maior atividade online. Segundo dados da Safernet, a cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil e 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecido da vítima.
O Futura terá uma semana de programação especial dedicada ao tema, com edições inéditas dos jornalísticos "Conexão", no dia 18, e "Debate", no dia 19; o lançamento nacional do documentário "Um Crime Entre Nós", produzido pelo Instituto Liberta e a Maria Farinha Filmes, no dia 22; e a exibição de episódios da série de animação "Crescer Sem Violência/Que Corpo é Esse?" ao longo do dia 18. Na série, as situações vividas pelos personagens ajudam crianças, adolescentes, famílias ou educadores a refletir, de forma lúdica, sobre a importância da autoproteção, do diálogo aberto, do conhecimento do próprio corpo e do respeito.
No digital, a hashtag #EmCasaSemViolência reúne dicas para proteger as crianças dentro de casa e os caminhos para denunciar abusos. Também vão ser publicados, no site do Futura, novos minicursos sobre o enfrentamento a diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes, em parceria com o Unicef.