Hubert Bals Fund, Spcine, RioFilme e Projeto Paradiso anunciam parceria para fomentar audiovisual no Brasil

Clare Stewart e Tamara Tatishvili, do Hubert Bals Fund e Festival de Roterdã; Leonardo Edde, da RioFilme; Josephine Bourgois, do Projeto Paradiso; e Lyara Oliveira, da Spcine (Foto: Divulgação)

O Hubert Bals Fund, um dos principais fundos internacionais que destinam recursos para a etapa de desenvolvimento de longas-metragens, ligado ao Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, (IFFR), anuncia uma parceria com três organizações para a promoção do cinema no Brasil: a Spcine, a RioFilme e o Projeto Paradiso. O "HBF+Brasil: Iniciativa conjunta de apoio ao desenvolvimento" é uma ação concebida para apoiar o desenvolvimento de projetos de cineastas brasileiros. Esta é a primeira iniciativa internacional deste porte realizada pelo Hubert Bals Fund, e o acordo foi assinado durante o Marché du Film, onde o Brasil é o país homenageado.

Na primeira edição da parceria, serão apoiados até nove projetos de longa-metragem de ficção em etapa de desenvolvimento, durante os próximos três anos, sendo que cada um receberá o suporte de € 10 mil e a chancela do fundo. Serão selecionados projetos de quatro cineastas de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e um nacional. As inscrições abrirão no segundo semestre de 2025, no site do Festival de Roterdã (IFFR.com).

O objetivo do programa é valorizar narrativas brasileiras "singulares, inovadoras e culturalmente significativas", dando apoio financeiro e visibilidade internacional aos talentos do cinema e buscando promover colaborações internacionais. Por isso, a iniciativa combina o conhecimento e os recursos locais de três parceiros locais, públicos e privados — a Spcine, a RioFilme e o Projeto Paradiso — com a expertise do Hubert Bals Fund para promover projetos com potencial artístico e colaborativo.

Todo o processo de seleção ficará sob responsabilidade do Hubert Bals Fund. Ao receber a chancela e os recursos do fundo, os projetos ganharão imediatamente em visibilidade no cenário internacional, alavancando suas chances de conseguirem coprodutores e outros financiamentos nacionais ou internacionais. Dados indicam que 40% dos projetos apoiados pelo HBF acabaram sendo selecionados em festivais de ponta no cenário internacional.

"Nossa ligação com o Brasil é profunda – é o país que mais apoiamos em do que qualquer outro em nossos 35 anos de história. Muitos dos principais cineastas brasileiros – incluindo Kleber Mendonça Filho, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro e Julia de Simone – se beneficiaram do apoio da HBF em momentos importantes de suas carreiras", afirmaram em nota Vanja Kalujdercic, diretora do Festival do IFFR, e Tamara Tatishvili, diretora do Hubert Bals Fund. "Com essa nova iniciativa, estamos construindo esse legado ao lado de parceiros públicos e privados proeminentes que trazem conhecimentos e recursos locais essenciais, bem como uma profunda confiança na experiência da Hubert Bals Fund no financiamento do desenvolvimento. Juntos, estamos agindo com base em um compromisso compartilhado com novas formas de cooperação e contribuindo de forma significativa para o setor de filmes independentes do Brasil", concluem. O Brasil representa 16% do volume total de candidaturas recebidas pelo Fundo, que desde a sua criação chegou a apoiar 44 projetos em desenvolvimento no país, investindo mais de € 750 mil entre todas suas linhas de apoio.

De acordo com Josephine Bourgois, diretora-executiva do Projeto Paradiso, "essa iniciativa se baseia na parceria frutífera que estabelecemos com o Hubert Bals Fund nesses últimos cinco anos. Temos o prazer de nos unir com duas importantes organizações e uma instituição de renome internacional para esta iniciativa pioneira, que visa apoiar a fase de desenvolvimento de projetos de cineastas brasileiros— uma missão que o Projeto Paradiso abraçou desde a sua criação".

O HBF+Brasil é o fruto das colaborações do Hubert Bals Fund com o Brasil, das quais se destaca a publicação "Desenvolvimento de impacto", lançada pela HBF em conjunto com o Projeto Paradiso na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2024, com insights sobre o papel do financiamento do desenvolvimento de estágios iniciais de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui