Prime Video estreia a série documental nacional "Em Casa com os Gil" em 24 de junho

A nova série documental brasileira Original Amazon "Em Casa com os Gil" estreia no Prime Video na próxima sexta-feira, dia 24 de junho, em mais de 240 países e territórios. Com cinco episódios de 30 minutos cada, o reality acompanha de perto a reunião da família musical para a preparação da turnê na Europa, que reunirá todos os membros, em celebração aos 80 anos do cantor e compositor Gilberto Gil. 

"A ideia da turnê em família veio da Preta, há alguns anos, anos da pandemia. Ela sugeriu de irmos todos juntos. Programamos a viagem mas a pandemia acabou impedindo esse trabalho que estamos fazendo agora, que é juntar todo mundo – filhos, netos, amigos, colaboradores – e sair cantando por aí", disse Gilberto Gil em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de junho. 

A produção conta com a participação de Gil, Flora, Bela, Preta, Flor, Nara, João, Francisco, Bem, José, Marília, Maria, Bento, JP Demasi, Mariá Pinkusfeld, Mãeana e outros integrantes da família reunidos em um retiro criativo na casa da família, no interior do Rio de Janeiro. Entre conversas, curiosidades e discussões, a dinâmica da família é apresentada – especialmente os preparativos do aniversário de Gil, comemorado com uma festa junina particular e canções que marcaram gerações e a cultura do país. 

Assista ao trailer: 


"Eu me sinto quase como um membro da família Gil. Eu e Gilberto Gil – que é um irmão mais velho pra mim – somos parceiros há quase 30 anos. Por isso esse projeto é a continuidade de um trabalho. A ideia da Preta se transformou em um projeto que foi abraçado pelo Prime Video. Estávamos prontos para a turnê quando veio a pandemia. Aí, a primeira temporada virou quase um 'preview'. Usamos esse momento para ir para o confinamento, em Araras, que foi onde surgiram esses primeiros episódios", contou o diretor Andrucha Waddington. 

Sobre o formato da produção, o diretor explica: "É uma mistura de documentário com o reality. Mas os realities, normalmente, tentam puxar muito nas picuinhas, nas tretas, em coisas que de alguma maneira não são muito legais. Na série, aconteceu tudo o que pode acontecer em um reality, mas o que se sobressalta é uma família que é um exemplo, que abraça a diversidade e a tolerância, com o Gilberto coordenando essa tribo que acolhe a todos – inclusive agregados, como eu. Nesses dias em Araras, aprendi muito como ser humano, e é um presente para o público que possamos dividir tudo isso, essa experiência". Ele acrescenta: "A série mostra ainda como é elaborar um projeto desse tamanho, preparar uma turnê como essa, como é sério esse trabalho e como a arte e a cultura são importantes para a nação. Hoje, a cultura está totalmente deixada de lado, mas somos mais fortes e resistiremos. A série prova que não tem pandemia nem nada que seja capaz de calar nossa voz". 

Preta Gil, por sua vez, relembrou o processo de filmagem. "Foi tudo muito natural, a equipe se camuflou à nossa família e não sabíamos mais quem era quem", brincou. "Agimos da forma mais natural o possível. Todo mundo se sentiu literalmente em casa, e a edição mostra isso de maneira muito delicada. Os episódios mostram o convívio natural que temos no dia a dia, inclusive os conflitos. É bastante fiel ao que somos de verdade", garantiu. "Somos uma família diversa, mista, com diferentes formas, jeitos, gostos e cheiros. Essa diversidade é o DNA da nossa família e isso fica muito claro na série. Temos nossos conflitos e questões, que são absolutamente naturais e resolvidos na nossa intimidade. A gente passa uma verdade do que é para nós sermos negros, negros mestiços, com as questões que cada um em sua geração passou em relação a preconceitos e opressões. Acho que as pessoas vão se identificar principalmente por colocarmos esses assuntos de maneira natural e verdadeira", concluiu. 

Para Gilberto Gil, o desafio era encontrar uma jornada audiovisual que fosse interessante para o público, "ter alguma coisa que fosse palatável no sentido contemporâneo da imagem, da televisão, do documental", de acordo com o artista. "Outra questão era como passar uma verdade, uma fidelidade, um valor familiar para outras famílias que irão assistir. Mas aceitamos o desafio e nos colocamos à disposição do trabalho", afirmou. 

Produzida pela Conspiração, a série documental tem idealização e direção geral de Andrucha Waddington, direção de Pedro Waddington e Rebeca Diniz, roteiro de Hermano Vianna e produção executiva de Andrucha, Renata Brandão e Ramona Bakker.

Gilberto Gil em cena da série "Em Casa com os Gil"

Produção 

"A série é oportunidade única de poder ver um pouco do cotidiano dessa família tão querida e respeitada no Brasil, com toda essa pluralidade e seus valores", pontuou Malu Miranda, Head de Originais do Amazon Studios no Brasil. "Uma viagem com shows gigantes pela Europa tinha um atrativo óbvio, mas quando fomos começar a produzir veio a pandemia. E o que aconteceu foi mágico – em vez de simplesmente colocarmos o projeto na gaveta e esperar, resolvemos olhar para dentro e produzir, registrando como a família ia atravessar aquele momento. Para mim, é emocionante e um privilégio mostrar isso para o Brasil e para o mundo. É uma família que tem valores admiráveis e nos traz um alento", finalizou. 

Nova temporada 

No início de junho, foi confirmada a produção de uma nova temporada da série documental. Intitulada "Viajando com os Gil", a série também será lançada pelo Prime Video. A viagem pela Europa e África, que foi planejada e preparada durante a primeira temporada, será o ponto de partida dos novos episódios. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui