A Ancine publicou nesta segunda, 15, a ata de habilitação do Programa de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ. O programa, que concede apoio financeiro a empresas produtoras brasileiras em decorrência da premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros de produção independente em festivais nacionais e internacionais, premiará as produtoras de sete obras cinematográficas lançadas em 2011 com a soma de R$ 700 mil (R$ 100 mil para cada obra).
Foram habilitadas 15 das 18 inscrições recebidas pela agência reguladora. Com a publicação da ata, o cronograma também foi atualizado: de acordo com o novo cronograma, os proponentes das inscrições inabilitadas têm até o dia 22 de julho para interpor recurso.
O apoio concedido pelo PAQ deve ser destinado obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de produção de longas-metragens de produção independente, nos gêneros ficção, documentário, animação ou ensaio experimental.
Os projetos habilitados foram:
- "O Céu Sobre os Ombros", da Orobó Filmes;
- "Transeunte", da Videofilmes Produções Artísticas;
- "As Canções", da Videofilmes Produções Artísticas;
- "O Palhaço", da Bananeira Filmes;
- "Trabalhar Cansa", da Dezenove Sons e Imagens Produções;
- "A Alegria", da DM Filmes e Produções Artísticas;
- "Riscado", da Cavídeo Produções, Comércio e Locação de Filmes;
- "À Margem do Lixo", da Casa Azul Produções Artísticas;
- "Além da Estrada", da Lynxfilm Produções Audiovisuais;
- "Quebradeiras", da Casa Azul Produções Artísticas;
- "O Samba Que Mora em Mim", da Bossa Nova Films Criações e Produções;
- "Reidy, A Construção da Utopia", da Nova Era Produções de Arte;
- "Vip's", da O2 Cinema;
- "Meu País", da Sombumbo Filmes;
- "Uma Professora Muito Maluquinha", da Diler & Associados.
Foram inabilitados:
- "Lope", da Conspiração Filmes;
- "Diário de Uma Busca", da Tambellini Filmes;
- "Rock Brasília – Era de Ouro", da CKI Marketing, Entretenimento e Cultura.