Play TV investe em parcerias com produtoras que atuam no Youtube

O canal Play TV estreou no começo este mês de julho o programa "Rock in Time", produção da Miolos Fritos que aborda a história do rock. Além disso, o canal anunciou que, entre setembro e outubro, estreará "Manual do Mundo na TV", programa que ensina ciências por meio de experiências e projetos caseiros.

As novas atrações, criadas por produtores do Youtube, refletem estratégia adotada pelo canal de buscar conteúdo de qualidade com preço acessível na plataforma de vídeos online. "O modelo de parceria deu certo e agora queremos ampliar", diz Rodrigo Lariú, gerente de produção da Play TV.

Com a chegada de "Rock in Time", "Pipocando", "Jorgecast" e "Manual do Mundo na TV" ao longo deste ano, a grade de programação do canal contará com seis programas vindos do Youtube ou criados por produtoras que surgiram na plataforma de vídeo já em outubro.

Segundo Rodrigo , o canal começou a utilizar conteúdo do Youtube em sua grade já em 2013, com programas inspirados nos canais "Miolos Fritos", de gastronomia, e "Quatro Coisas", que aborda a cultura pop. "Na época, assim como outros canais, tínhamos dificuldade de encontrar conteúdo bom, com um preço acessível e que combinasse com a proposta do canal", lembra.

De acordo com o gerente, as atrações exibias por esses canais no Youtube dialogam melhor com o público alvo do canal, além de ter preço acessível. "Com as produtoras muitas vezes tínhamos dificuldade para explicar como queríamos desenvolver os projetos. As produções para o Youtube, por outro lado, abordavam os temas que buscávamos – games, ciências, tecnologia e cultura pop – e falavam uma linguagem muito bem aceita pelo público jovem que se interessava por esses temas e já estava no Youtube".

A adaptação para TV, diz, exige poucas mudanças no conteúdo original. Geralmente, se restringem à duração do episódio. Como no Youtube o tempo é livre, muitas vezes é preciso juntar dois ou mais episódios para exibi-los na TV. "No começo, pensávamos fazer uma adaptação do conteúdo para TV, mas vimos que não seria necessário. As produções para o Youtube tem qualidade técnica cada vez melhor, embora às vezes sejam necessários alguns retoques. E a vantagem é terem uma linguagem mais moderna, vinda da internet".

Segundo Rodrigo, a Play TV combina dois tipos de modelos de negócios em arranjos que variam de canal para canal. O canal pode licenciar conteúdo já disponível no Youtube ou coproduzir novos episódios. No segundo caso, o conteúdo inédito deve ser exibido primeiro na TV, mas a produtora tem a liberdade de publicá-lo em sua página do Youtube depois.

"É um modelo que beneficia os dois lados. O canal tem acesso a conteúdo que cumpre a cota, tem qualidade e dialoga bem com o seu público por um valor acessível, uma vez que a produtora pode monetizar o material em outras plataformas. Ao mesmo tempo, o produtor ganha uma nova fonte de receita, que permite que ele invista de forma mais consistente em novos projetos", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui