30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo tem início em 22 de agosto

A 30ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, acontece entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, com programação gratuita em diferentes salas de cinema da capital: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp, além dos CEU's Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica.

A programação deste ano contempla 324 filmes, de 53 países diferentes, e é dividida em quatro partes: as Mostras Principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema atual em todo o mundo, além da estreia da Mostra Limite; os Programas Imersivos, novidade nesta edição; os Programas Especiais, com atrações já tradicionais do Festival, como a Mostra Infantojuvenil, além de outras inéditas; e as Atividades Paralelas, que incluem debates e workshops, como o Curta & Mercado e os Kinoforum Labs.

Esta é a primeira vez que o Festival tem uma Mostra Competitiva. Dedicada apenas a filmes brasileiros, ela reúne 14 títulos selecionados entre os inscritos. Entre eles, está "Swinguerra", de Bárbara Wagner e Benjamim de Burca; "Kerexu", de Denis Rodriguez e Leonardo Remor, do RS; a animação "Não Moro Mais Aqui", primeiro filme de Laura de Araújo (PE); "Em Reforma", de Diana Coelho (RN); e "Sem Asas" (de Renata Martins, SP), com a atriz Grace Passô. A Mostra Limite também é uma novidade da 30ª edição do Festival. Criando um diálogo entre curtas brasileiros e estrangeiros que experimentam novas linguagens e trazem narrativas ousadas, o título do programa é uma homenagem ao filme homônimo de Mário Peixoto, lançado no início dos anos 1930.

Celebrando seu 30º aniversário, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo terá como sede a Cinemateca Brasileira, que será palco dos novos Programas Imersivos, destacando janelas audiovisuais com mostras de 3D, realidade virtual e games. Neles, estão os "Documentários Imersivos de Tadeu Jungle"; uma seleção de curtas franceses em 3D apresentadas pela Unifrance e o Festival Courant3D; e a mini-mostra "Do Curta ao Game", com curadoria de Marina Pecoraro e Arthur Protasio, que selecionaram quatro jogos de realidade virtual feitos no Brasil.

A programação na Cinemateca inclui ainda masterclasses com alguns dos convidados do Festival. Destacam-se o encontro no dia 22 de agosto, quinta, às 20h, com o diretor Jorge Furtado, que conversa com a plateia sobre "Ilha das Flores", o formato curta e sua ampla experiência de difusão no Brasil e no mundo. Já no dia 23, sexta, às 20h, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca falam sobre audiovisual multidisciplinar, e no dia 24, sábado, às 14h, o videomaker Tadeu Jungle aborda as novas tecnologias imersivas e sua aplicação em obras documentais.

Há ainda o Curta & Mercado – Encontro de Profissionais sobre a Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração que volta a reunir convidados nacionais e estrangeiros para discutir a viabilidade comercial do audiovisual em curta-metragem e promover rodadas de negócios entre agentes, realizadores e players que exibem e licenciam curtas-metragens, como Arte 1, Canal Brasil, Sesc TV e O2 Play.

O 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo conta com o patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura; Ericsson, via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo; Spcine; Prefeitura da cidade de São Paulo; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul); FSA (Fundo Setorial do Audiovisual); SAV (Secretaria do Audiovisual) e Ancine. O evento é uma realização Kinoforum, Superfilmes, SESC, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS. Confira no site a programação completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui