"Benzinho" é destaque entre os vencedores do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Na noite da última quarta-feira, 14 de agosto, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo a 18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – evento realizado pela primeira vez na capital paulista. O destaque entre os vencedores foi "Benzinho", de Gustavo Pizzi, que faturou seis categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Karine Teles), Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Esteves), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem de ficção.

Outro longa bastante premiado foi "O Grande Circo Místico", que levou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Efeito Visual, além do troféu Grande Otelo em Melhor Direção de Fotografia. Já "Chacrinha: O Velho Guerreiro" saiu vitorioso nas categorias Melhor Ator (Stepan Nercessian), Melhor Som e Melhor Longa-Metragem de Ficção pelo voto popular.

Ao todo, o Grande Prêmio distribuiu premiações em 34 categorias, sendo quatro inéditas: melhor filme ibero-americano lançado no Brasil ("Uma noite de 12 anos", de Álvaro Brechner, coprodução entre Argentina, Espanha e Uruguai) e as melhores séries brasileiras de produção independente de ficção, documentário e animação exibidas na TV por assinatura e no OTT – "Escola de Gênios" – primeira temporada; "Inhotim – Arte Presente"; e "Irmão do Jorel", respectivamente.

Na ocasião, foi feita ainda uma homenagem à Zezé Motta, que recebeu um prêmio pelas mãos de Lázaro Ramos e Taís Araújo, enaltecendo sua militância à causa negra nas artes. A cerimônia teve a presença de cineastas, atrizes, atores, produtores, distribuidores, exibidores, profissionais do audiovisual e de autoridades como o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário de Cultura do Município de São Paulo, Alê Youssef; o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão; e Lais Bodanzky, presidente da Spcine.

A 18ª edição do Grande Prêmio conta com o Patrocínio Master da TV Globo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Patrocínio do Canal Brasil pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento conta ainda com patrocínio da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Sabesp e é uma co-realização da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui