O governo pretende dar mais um passo no processo de implementação da TV 3.0 e deve enviar até dezembro um decreto com a definição do padrão da tecnologia que será implementada no Brasil.
Segundo Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, (MCom), a ideia é que este novo decreto delimite aspectos técnicos da TV 3.0, como o padrão que será utilizado no Brasil. Wellisch participou da abertura d da 16º edição do CPR-Latam, que aconteceu em Brasília nesta quinta-feira, 15.
No final de julho, o Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) recomendou a adoção do ATSC 3.0, tecnologia similar à adotada nos Estado Unidos e Coreia do Sul, para a camada física, como novo padrão técnico para a terceira geração da televisão digital aberta e gratuita.
A recomendação indica o sistema, porém com a adição das ferramentas de eficiência espectral e energética MIMO e LDM e ferramenta de identificação do transmissor pelo ar (TxID OTA) para a segmentação geográfica de conteúdos e alertas de emergência.
A ideia, disse Wilson Wellisch, é que a a radiodifusão tenha a mesma relevância que a Internet tem nos dias atuais.