Para Claro, migração de TVROs para banda Ku só favorece radiodifusores

Durante o segundo dia do Painel Telebrasil 2020 realizado nesta terça-feira, 15, o presidente da Claro Brasil, José Félix, questionou a migração dos sistemas de TVRO para a banda Ku como solução para utilizar a faixa de 3,5 GHz no 5G. Segundo o executivo, a alternativa favoreceria apenas os radiodifusores.

"A interferência [em 3,5 GHz] pode sim ser mitigada através do uso de filtros a um custo estimado de R$ 500 milhões. [Então] por que nós faríamos uma migração com custo estimado de R$ 3 bilhões? Seria transferência de recursos público para a TV aberta por satélite, privilegiando unicamente os radiodifusores", argumentou o executivo.

"Também enxergamos risco fortíssimo de atraso [no 5G], pois uma migração dessa natureza não é de forma alguma uma coisa simples e demandaria muito tempo", prosseguiu Félix.

No momento, a alternativa de migração da TVRO para a banda Ku é vista como mais provável pela Anatel, uma vez que a agência ainda tem dúvidas se os filtros necessários para uma estratégia de mitigação de interferências em 3,5 GHz funcionam. Essa opção é defendida pelas teles.

Garantia

Félix ainda listou outras demandas da Claro para o certame. Entre elas, que nas obrigações para vencedores esteja a previsão de uso do espectro vendido em aplicações 5G. Segundo o executivo, isso afastaria do leilão "aventureiros e especuladores" interessados na compra de espectro para revenda.

O presidente da operadora ainda defendeu um leilão "isonômico e sem privilégios para pequenos operadores" e um mínimo de 100 MHz de espectro em 3,5 GHz para cada grande operadora.

1 COMENTÁRIO

  1. …fácil falar isso, para quem desconhece tecnicamente a matéria e o que acontecerá na realidade em campo . A migração da banda C para banda Ku irá favorecer principalmente o que mais importa : o consumidor ! pessoas comuns, que assistem a TV aberta (e gratuita) diariamente há +30anos via satélite, nesse gigante país chamado Brasil ! Tks,MM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui