Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Oitava edição do Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ acontece entre...

Oitava edição do Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ acontece entre os dias 15 e 22 de outubro

A 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão – FDCJ – idealizada e realizada pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura – acontece entre os dias 15 e 22 de outubro de 2022, no Espaço Cultural Dr. Além, com acesso gratuito em toda a sua programação.

Do total de 570 curtas-metragens inscritos de todo o território nacional, Espanha e Portugal, cerca de 80 produções serão exibidas no Festival em diversas categorias, concorrendo ao Prêmio Araucária de Cinema 2022.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 15, às 19h, com exibição do longa convidado “Todos os Mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra. No encerramento – dia 22, às 19h -, além da premiação, o FCCJ faz a tradicional Homenagem à Personalidade do Cinema 2022.

Após apresentação presencial no Espaço Cultural Dr. Além, cada Sessão Competitiva será disponibilizada também para apreciação online, pelo canal do Cineclube Araucária no YouTube. O link de acesso – incluindo plataforma para votação popular – será divulgado no site e nas redes sociais do Cineclube. As cerimônias de Abertura e de Encerramento também poderão ser acompanhadas virtualmente, em tempo real, pelo mesmo canal.

O Júri Oficial – composto por Jeferson De, Cris Arenas e Clarissa Kuschnir – vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores curtas Nacionais nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental e Infantil, além da Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Também ficará a cargo do Júri a escolha, entre todos os concorrentes, do filme com melhores condições de seguir carreira internacional e que receberá como prêmio o trabalho completo de legendagem (inglês e espanhol), oferecido pela Centauro Comunicaciones. A votação pelo Júri Popular vai premiar o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional.

Além das cerimônias de abertura e encerramento e das sessões competitivas, várias outras atividades que compõem a programação acontecerão nas dependências do Espaço Cultural: lançamento do livro “Utopia da Autossustentabilidade – Impasses, desafios e Conquistas da Ancine”, de Marcelo Ikeda (no dia 17, às 15h); Oficina de Stop Motion para Crianças, por Ralph Friedericks (no dia 18, às 13h); e bate-papos com Antonio Leal (diretor CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol – no dia 19, às 15h), Jeferson De e Cris Arenas (cineastas – no dia 20, às 15h) e Tetê Mattos (professora de cinema e documentarista – no dia 21, às 15h).

O diretor e curador do FCCJ, Cervantes Souto Sobrinho, comenta sobre a abrangência do festival: “Praticamente todos os Estados brasileiros responderam com parte da sua produção audiovisual ainda que, alguns deles, com volume modesto de inscrições. Mas, são vozes que se fazem ouvir e isto prova que o nosso cinema continua mais vivo do que nunca! É impressionante constatar a excelência técnica das produções e a diversidade temática, trazendo inclusive questões da atualidade, necessárias de serem discutidas, ganhando espaço nos roteiros e nas lentes”.

Acontecendo ininterruptamente desde 2015, o Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ é organizado e produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura de Campos do Jordão e o apoio do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e das empresas Natureza Maluca, VideoMidia Produção e Edição de Vídeos e Webz Comunicação Digital. Esta oitava edição conta também com recursos obtidos através da Chamada Pública 02/2022 – Retomada SP – do programa Juntos pela Cultura 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Amigos da Arte (Organização Social de Cultura).

O FCCJ tem por objetivo a difusão da produção audiovisual brasileira, incluindo a Região da Mantiqueira, onde o evento acontece, e o estímulo à criatividade para revelar talentos pela produção independente de filmes de curta-metragem. O Festival também aproxima os realizadores de todo o país com os participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária, junto à Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão, visando novos horizontes profissionais – sobretudo para jovens artistas locais e das regiões da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile