Para potencializar os debates sobre o tema para além do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a Globo lança uma campanha inédita, protagonizada pela atriz e apresentadora Benedita Casé Zerbini e o cineasta e apresentador Pedro Henrique França. O filme discute a importância da informação como ferramenta de inclusão. Para apoiar a comunidade de mães, pais e responsáveis por crianças e jovens com deficiência, os dois indicam um portal gratuito e acessível, com orientações sobre o acesso à educação inclusiva, redes de apoio e outras informações importantes – o Diversa, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, que assina a campanha junto com Globo, UNESCO e UNICEF. Assista:
Outras iniciativas
A campanha compõe uma série de iniciativas da Globo voltadas para o tema. Em setembro, Mendes foi entrevistado no programa "Diálogos com Sérgio Conti", da GloboNews. Superintendente da ONG, ele defende a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. A entrevista já está disponível no Globoplay – na plataforma, ainda é possível acessar um episódio do "globotechcast" que mergulhou no tema Diversidade e Inclusão no ambiente corporativo e discutiu como o assunto impacta, diretamente, as organizações e a sociedade.
No dia 19, o filme "Assexybilidade", uma coprodução Globo Filmes, GloboNews e Globoplay, com direção de Daniel Gonçalves, estreou nos cinemas, discutindo a sexualidade de pessoas com deficiência. Ainda no início de setembro, a Globo apoiou o evento "30 anos da Declaração de Salamanca – Conquistas e desafios para a educação inclusiva", realizado pela organização Alana, em Brasília.
Na TV Globo, o especial "Falas de Acesso" foi ao ar no dia 23 de setembro. Com apresentação da jornalista Flavia Cintra e do influenciador Ivan Baron, o programa teve direção artística de Patricia Carvalho, direção de Pedro França e Daniel Gonçalves e roteiro de Malu Vergueiro, além dos consultores Camila Alves, Haonê Thinar, Priscila Siqueira, Léo Castilho, Pedro Fernandes, Clara Kutner e Wanderley Montanholi. Já o longa "90 decibéis", do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, entrou em fase final de produção em setembro. Criado e escrito por Júlia Spadaccini, ele marca a estreia de Benedita Casé Zerbini como a protagonista Ana, uma advogada e mãe de um menino de seis anos que vai gradativamente perdendo a audição e mostra como isso afeta a vida pessoal e profissional dela. A direção é de Fellipe Barbosa, a produção de Mauricio Quaresma e Raphael Cavaco e a supervisão artística de José Luiz Villamarim.
Resultados das Paralimpíadas
Essa capacidade de reverberação também levou a milhões de brasileiros a cobertura dos Jogos Paralímpicos de Paris. Multiplataforma, o projeto alcançou mais de 68 milhões de pessoas, com a cobertura na TV Globo e no sportv2. O canal de esportes dedicou mais de 340 horas ao evento. Ao todo, foram 245 transmissões ao vivo, com o sportv2 sendo líder entre os canais esportivos em 70% das vezes. Após as Paralimpíadas, o canal aumentou sua audiência média acumulada de 2024 e ocupa atualmente a 7ª posição no ranking geral de consumo da Pay TV.