Documentário "Sem Descanso", de Bernard Attal, estreia nas plataformas digitais

Escolhido pelo DOC SOCIETY/DOC SP como um filme de impacto social e defesa dos direitos humanos, o premiado "Sem Descanso" (Restless), de Bernard Attal, será lançado dia 17 de dezembro nas plataformas VoD do Canal Brasil, NOW, Vivo e Oi.

O filme foi lançado em 11 cidades do país em novembro de 2020 e participou de 18 festivais internacionais, onde recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Black Montreal International Film Festival; Melhor Documentário no Fenavid Santa Cruz, na Bolívia; Melhor Longa no Araial Cinefest; Menção de Excelência no Impact Doc Awards; além de ganhar o Prêmio Vertentes de Cinema de Melhor Documentário do Festival do Rio 2019, onde foi selecionado para a competição oficial. O documentário foi produzido pela produtora baiana Santa Luzia Filmes e tem distribuição da Livres Filmes.

"Sem Descanso" revela a história de Geovane, um jovem morador da periferia de Salvador que em 2014 foi levado por uma viatura da Policia Militar em plena luz do dia e nunca mais foi visto. Depois de uma investigação conduzida pelo próprio pai com apoio do jornal local, o corpo foi encontrado esquartejado e sete policias foram indiciados. Assista ao trailer:

"A polícia brasileira é uma das mais violentas no mundo. Os casos são raramente elucidados e as famílias ficam sem saber o destino dos seus filhos. Mas o pai de Geovane se recusou a descansar até descobrir o paradeiro do seu filho", comenta em nota o diretor francês Bernard Attal, que vive em Salvador.

A narrativa, de caráter investigativo, costura a trama e procura desvendar um pouco das raízes históricas e sociológicas da violência policial – o diretor quis falar dessa realidade brasileira que "foge ao imaginário da democracia racial e da cordialidade" e traçar ainda um paralelo entre a situação da violência policial no Brasil e o movimento Black Lives Matter, nos Estados Unidos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui