Sócios da Globo Cabo se comprometem com Novo Mercado

A Globo Cabo divulgou nesta terça, 16, a assinatura, no dia 10 de abril, do protocolo de recapitalização acordado entre os sócios Globopar, Bradespar, RBS e BNDESPar. O protocolo traz o compromisso dos acionistas para que a companhia concretize a capitalização de R$ 1 bilhão e passe ao Nível 2 de governança corporativa da Bovespa. A grande novidade, contudo, é o compromisso de todos os sócios para fazer com que a Globo Cabo, no menor prazo possível, respeitando as limitações legais e contratuais já estabelecidas e sem causar prejuízo à operadora, tenha suas ações listadas dentro das regras do Novo Mercado da Bovespa, o que representa um grau ainda maior de governança corporativa. Entre as regras do Novo Mercado está a obrigação de que todas as ações da empresa sejam ordinárias (com poder de voto). Essa é uma vontade do BNDES e dos demais sócios que só não foi realizada até agora porque, para isso, é necessário que a Lei do Cabo não imponha mais limites à participação de capital estrangeiro.
O acordo pode ser entendido como um documento que expressa a vontade da Globo Cabo e de todos os seus sócios controladores (incluindo a Globo) de ver a Lei do Cabo flexibilizada a ponto de não impedir a conversão da empresa para o Novo Mercado, o que não significa que isso será feito pois, naturalmente, a questão depende do Congresso Nacional e não da vontade da operadora.
Outro ponto interessante é que o protocolo de recapitalização foi assinado também pela Net Brasil, como "interveniente anuente". Ou seja, a empresa, que é responsável pela programação da Globo Cabo, ratifica a sua concordância com os novos termos do futuro acordo de acionistas, em que pelo menos um dos sócios financeiros (BNDES ou Bradesco) precisará aprovar as futuras decisões referentes à programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui