Discovery e Academia de Filmes apresentam o reality "Batalha Makers Brasil"

No domingo, 28 de abril, às 18h, o Discovery estreia o reality show "Batalha Makers Brasil". A competição inédita é baseada na tendência do "faça você mesmo" (o "do it yourself", em inglês) e desafia seus dez participantes em provas que envolvem tecnologia e criatividade, em uma disputa por um prêmio final de 50 mil reais e o título de "melhor maker do Brasil". A coprodução com a Academia de Filmes terá inicialmente exibição exclusiva na Pay TV do Brasil, mas já há a confirmação de que o conteúdo viajará por países da América Latina com a versão brasileira.

"O tema 'makers' apareceu bastante nas nossas últimas pesquisas de tendências, inclusive entre os homens, que antes não demonstravam tanto interesse pelo assunto. Apesar de trazermos algumas referências dos realities de culinária, o tema é inovador e o formato também. Entendemos que, para a audiência do Discovery, o 'como é feito' é muito importante, e é isso que o programa mostra.", declarou Adriana Cechetti, Diretora de Produção da Discovery, durante evento de apresentação da série realizado na emissora nesta terça-feira, 16 de abril. Mônica Pimental, VP de Conteúdo da Discovery Brasil, completou: "Nosso foco está em qualidade e inovação, com programas como este, que mesclam entretenimento e conhecimento.".

Apresentada por Marcelo Tas, a série terá oito episódios semanais de uma hora de duração cada e exibição semanal. Os participantes, que têm entre 19 e 50 anos e possuem diferentes habilidades, se enfrentam em batalhas individuais e desafios em grupo – ambas as provas acontecem em todos os episódios. Ao final de cada programa, um deles é eliminado – a decisão é tomada pelo trio de jurados formado pela designer Rita Wu e pelos educadores makers Edgar Andrade e Ricardo Cavallini, que avaliam não só o resultado final, mas também o comportamento e condução dos concorrentes durante todo o processo de trabalho. "A narrativa do reality é o que mais chama atenção. É claro que é mostrado o drama humano, mas dentro de um contexto que faz sentido. Nos surpreendemos com a qualidade dos trabalhos entregues e acreditamos que a série possa ajudar a fomentar a cultura maker no país.", afirmou Tas.

As provas apresentadas ao longo do programa cobrarão dos participantes habilidades em programação de computadores, marcenaria, robótica, números e cálculos. À disposição do grupo, estará um laboratório completo, com ferramentas como cortadoras à laser, impressoras 3D, peças e sucatas. Além disso, eles contaram com uma rede de especialistas nessas áreas, que não ajudaram ativamente os makers nos desafios, mas acompanharam todo o processo. Para o diretor da atração, Fabio Ock, a série permite uma atitude ativa de quem está assistindo. Ele explica: "São provas que as pessoas em casa podem querer reproduzir. Os objetos feitos ali são coisas comuns, do dia a dia, como cadeira, bicicleta, relógio.". Apesar disso, as disputas foram trabalhosas: segundo o apresentador, Marcelo Tas, uma das provas levou 30 horas consecutivas para ser concluída.

Em relação à publicidade envolvida no projeto, a Discovery adianta que as seguintes marcas entraram como patrocinadoras: Advil, da Pfizer; Leroy Merlin, com produção de peças com os jurados para serem veiculadas nos intervalos comerciais; e Petrobras e Einhell – estas, com materiais integrados ao próprio conteúdo da série.

"Batalha Makers Brasil" é uma produção da Academia de Filmes para o Discovery. Paulo Schmidt é o produtor e Fabio Ock é o diretor. Por parte da Discovery Networks, Michela Giorelli é vice-presidente de produção e desenvolvimento, Adriana Cechetti é diretora de produção e Sergio Zeigler é supervisor de produção.

1 COMENTÁRIO

  1. boa noite! Me identifiquei com esse reality, estimula a criatividade num ambiente inesperado pelos participantes. Espero que tenha mais temporadas como desafios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui