TV aberta ainda domina preferência do público para transmissões esportivas, segundo pesquisa 

(Foto: Pixabay)

O consumo de conteúdo passou por mudanças significativas nos últimos anos, e o futebol também reflete essa transformação. Apesar da Tv aberta continuar sendo o principal canal de transmissão, o streaming tem ganhado força e aberto novas oportunidades para as marcas, influenciadores e torcedores, que agora têm mais opções para acompanhar o esporte. Para entender esse cenário, a Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, realizou uma nova pesquisa para mapear seus hábitos, preferências e os comportamentos ao acompanhar o esporte mais querido dos brasileiros.

O estudo revela que 48% dos espectadores gostam de assistir às transmissões pelo streaming, sendo esta uma alternativa crescente entre os torcedores. No entanto, a Tv aberta continua na liderança, com 66% da preferência. Além das transmissões tradicionais, as redes sociais têm um papel relevante na experiência do público, com 50% dos entrevistados acompanhando o esporte também pelos perfis oficiais dos times, enquanto 42% priorizam a vivência nos estádios.

A pesquisa perguntou ainda quando uma partida de futebol se torna uma ocasião especial. Para 76%, quando é final de campeonato. Para 71%, destacam-se os clássicos contra os rivais e para 34% as partidas que podem classificar o time para outro campeonato.

Marcas e influenciadores mais lembrados

Quando o assunto é futebol, grandes marcas esportivas dominam a lembrança do público. Nike (26%) e Adidas (23%) lideram o ranking, reforçando seu posicionamento global no esporte. Outras fabricantes, como Puma (9%) e Umbro (4%), também aparecem na pesquisa.

Casimiro (25%), também conhecido como Cazé, é o criador de conteúdo mais citado entre os entrevistados quando se trata do esporte. Em seguida, Fred Bruno (18%), ex-Desimpedidos, também aparece com destaque. Nomes ligados ao futebol, como Neymar (5%) e Craque Neto (2%), assim como profissionais da mídia esportiva, como Tiago Leifert (2%) e Braune (2%), também foram mencionados pelo público.

Produtos mais buscados

De acordo com o estudo, 70% dos respondentes afirmam que são influenciados a consumir produtos ou marcas devido ao envolvimento com jogadores ou influenciadores de futebol. Quando questionados sobre os produtos ou marcas que influenciam suas compras, os respondentes destacaram camisas de futebol (12%), tênis (6%) e roupas e chuteiras (3% cada).

A pesquisa sobre futebol da Wake Creators ouviu um total de 550 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de janeiro de 2025.

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