O Ministério da Cultura participa do 77º Festival de Cannes, realizado entre os dias 14 e 25 de maio, na França. A secretária Joelma Gonzaga, do Audiovisual (SAV); André Araújo, coordenador-geral de Difusão e Internacionalização da SAV; e Vinícius da Rosa, coordenador-geral de Assuntos Internacionais do MinC, integram o time que representa a pasta durante o evento. A comitiva institucional brasileira conta ainda com representantes do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Paris, ambos vinculados ao Ministério das Relações Exteriores, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Reforçando o compromisso do Ministério da Cultura com o fomento do setor audiovisual, o Brasil tem uma programação oficial para o evento, que inclui debates sobre quais iniciativas podem ser colocadas em prática visando o fortalecimento da distribuição de conteúdos audiovisuais, especialmente com vistas à redução de assimetrias e melhor equilíbrio na circulação de bens e serviços audiovisuais no âmbito internacional, a partir da realização de um encontro com autoridades e especialistas internacionais.
Também será realizado o "Focus on Brazil", momento direcionado para apresentação das políticas de fomento ao audiovisual brasileiro com foco na internacionalização e apresentação de atividades em parceria entre Brasil e França em 2025, a partir de uma ação integrada entre MinC, Itamaraty e ApexBrasil, com apoio do Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil. As agendas acontecem como parte da programação do Marché du Film na sexta-feira, 17, a partir das 10h30 (horário da França), no Hotel Adosom Windsor e no Pavilhão do Instituto Francês.
Filmes brasileiros em Cannes
O Brasil se destaca no Festival com uma variedade de produções: três longas-metragens em competição, o longa "Bye, bye, Brasil" na seção Cannes Classics, dois curtas-metragens, além de participações de projetos e obras em finalização no Marché du Film e uma participação no júri da sessão Palma Queer, com a cineasta Juliana Rojas. Um dos destaques é o filme "Motel Destino", que recebeu financiamento tanto do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) quanto do governo do Ceará.