O MegaCities ShortDocs é um festival internacional de curtas-metragens documentais que destacam iniciativas de enfrentamento às causas e aos efeitos da crise climática global e também aos desafios urbanos e sociais de grandes metrópoles mundiais.
Criado em Paris, na França, em 2015, pela ONG Métropole du Grand Paris, o evento foi trazido ao Brasil em 2022 por Mauricio Machado, da marca e plataforma São Paulo São, a convite de Carlos Moreno. Professor franco-colombiano da Universidade Paris-Sorbonne, ele é o criador do conceito de "Cidade de 15 minutos", que visa garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços essenciais, como trabalho, educação, saúde e lazer, dentro de uma distância de 15 minutos a pé ou de bicicleta.
Para comemorar os dez anos do MegaCities ShortDocs – que coincidem com os dez anos da São Paulo São – será realizada uma sessão no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) neste sábado, 17, às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do local a partir das 18h.
A programação do MegaCities ShortDocs reúne dez curtas nacionais e internacionais que foram destaque no Festival durante essa década. Entre eles, destacam-se os títulos nacionais "O plantador", de Rafael Machado; "Debaixo da ponte", de Felipe Moraes; "Progresso de quem?", de Izadora Andrade; "Lavando almas", de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas; "Lixo no lixo", de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão; e "Morro do fubá", de Dandara Pires e Jonathan Roditi (ONG La Colline Du Mais).
Debate
Logo após a exibição dos filmes, a partir das 20h, a São Paulo São promove um debate sobre o futuro das cidades com a presença de vereadores da Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável da Câmara Municipal de São Paulo: Nabil Bonduki (PT), Renata Falzoni (PSB) e Marina Bragante (REDE). O trio atua em conjunto em iniciativas de sustentabilidade, urbanismo e mobilidade ativa e coordena as propostas sobre esses temas.
O Festival MegaCities ShortDocs é apresentado pela São Paulo São, com oferecimento de Evolve e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações. Tem apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.