As inscrições para a 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, que acontece entre os dias 22 e 29 de agosto, em Fortaleza, no Ceará, já estão abertas. Evento com reconhecimento internacional e um dos mais importantes palcos do país para debates com temática LGBTI+, o festival reúne anualmente filmes de diversas partes do mundo e atividades culturais com foco na diversidade.
Para estar apto à inscrição, o filme pode ter qualquer duração, desde que aborde temas LGBTI+, de identidade e/ou gênero. O ano de produção não pode ser inferior a 2023. As inscrições devem ser feitas pela plataforma FilmFreeWay. Os filmes podem ser brasileiros ou estrangeiros – mas, para estes, é obrigatório que a obra seja legendada em português.
Os vencedores nas categorias de melhores filmes nacionais serão premiados em dinheiro com R$ 5 mil para o melhor curta-metragem e R$ 10 mil para o melhor longa-metragem. Ambos recebem ainda o Troféu Elke Maravilha, assim como os vencedores nas categorias de direção, roteiro, interpretações masculina e feminina, fotografia, montagem, direção de arte, trilha e som.
Toda a programação – que inclui apresentações de teatro, dança e música, literatura, exposições de artes visuais, feiras, oficinas e debates e ações de acessibilidade – é gratuita. A 19ª edição do festival ocupará três espaços de Fortaleza: o histórico Teatro São José, que comemora 110 anos de idade em 2025; o Centro Cultural Dragão do Mar, área de mais de 14,5 mil metros quadrados dedicada à arte e à cultura; e o Cineteatro São Luiz, que desde 1958 vem sendo testemunha de gerações de cearenses apaixonados por cinema.
O For Rainbow tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria da Diversidade, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Mirante e Prefeitura de Fortaleza, entre outros. O For Rainbow é realizado pelo Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop), Criar – Comunicação e Cultura, pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.