Série sobre migrantes e refugiados estreia no Canal Futura

As histórias de vida de migrantes e refugiados no Brasil formam o eixo central de "Ser Brasil – Migrantes e Refugiados", série de nove episódios documentais, em seis idiomas, com estreia marcada para o próximo domingo, dia 20 de junho – Dia Mundial dos Refugiados – na programação nacional do Canal Futura e plataforma Canais Globo. 

Pelas ruas de São Paulo, Félix Morales narra a sua experiência, quando em 1998 veio do Peru para trabalhar em torres de energia, em regime análogo ao de escravo. Marry Alnakola é uma jovem aprendendo a ser brasileira. Refugiada da guerra da Síria, ela vendia doces nas ruas de Curitiba. Hoje, cursa faculdade de Direito, depois de ter acesso a cursos de Jovem Aprendiz. 

Em "Ser Brasil", histórias diversas mostram que o Brasil nunca deixou de ser uma terra almejada por muitos povos e origens. Mas pouco sabemos como é a vida dos novos migrantes e refugiados que aqui chegam, em busca de trabalho decente e chances de recomeço. Pessoas do Haiti, Peru, Síria, Venezuela e Bolívia integram as narrativas, com versões em português, espanhol, creole, francês, árabe e inglês. 

Com formato híbrido de websérie e TV, a série "Ser Brasil" faz parte de um amplo projeto promovido conjuntamente pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Internacional para as Migrações (OIM). 

Os episódios são de curta duração – cerca de 3'45" cada. Em cada narrativa, são contadas as histórias das personagens; ao final, especialistas passam orientações sobre a direitos e a legislação brasileira, além de canais de ajuda e denúncias. 

Os enredos documentais abordam temas como o trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo e tráfico de pessoas. Também são mostradas experiências de superação e de inserção de migrantes e refugiados em programas de aprendizagem profissional. 

A produção da série é da produtora TranseLab, com direção de André Costantin e produção executiva de Daniel Herrera. 

"Ser Brasil – Migrantes e Refugiados" vai ao ar semanalmente pelo Futura, com exibição de inéditos às sextas, às 21h30, e reprises aos domingos, às 14h30, e às terças, às 2h30. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui