Começaram as filmagens da 2ª temporada da série documental "Na Força da Lei", de Hermes Leal (HL Filmes). Com oito episódios de 26 minutos cada, a produção, que será lançada na TV Brasil, está sendo rodada no estado do Tocantins, com locações na capital, Palmas, na Ilha do Bananal e no Quilombo do Rio Preto.
"Na Força da Lei" aborda as principais leis brasileiras, os efeitos de suas aplicações e como elas vêm mudando e moldando a vida dos brasileiros nas últimas décadas, revelando a importância dessas leis para garantir a manutenção da democracia e assegurar os direitos humanos, dos animais e do meio ambiente.
Nesta nova temporada, serão abordadas leis que estão inovando a sociedade brasileira e que precisam ser discutidas com profundidade, como os direitos dos animais, a Lei do aborto e ainda a Lei voltada para a Educação, que proíbe celulares nas escolas. Os episódios abordarão também a necessidade do cumprimento de leis que garantem a dignidade da pessoa e dos direitos humanos, como a Lei de Combate à Transfobia e de Combate à Intolerância Religiosa.
A série investigará ainda o direito do uso da terra, seja através da Lei do Pequi, que visa proteger a árvore símbolo do Cerrado e do Tocantins, ou da Lei de Proteção aos Quilombolas, que busca a regularização e o reconhecimento de seus territórios. Por fim, analisa as causas e consequências da Lei de Proteção aos Índios, através da regulação do Marco Temporal.