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Censurado pela ditadura, clássico “Onda Nova” será exibido em Locarno, com cópia restaurada

(Foto: Divulgação)

Segundo longa de uma trilogia dos diretores Ícaro (Francisco) Martins e José Antonio Garcia, dos premiados “O Olho Mágico do Amor” (1981) e “Estrela Nua” (1985), “Onda Nova” será exibido, em cópia restaurada e remasterizada, no Festival de Locarno, que acontece entre 7 e 17 de agosto, na Suíça. A obra faz parte da seção “Histoire(s) du Cinéma”, espaço do festival dedicado ao resgate de clássicos raros e filmes que lançam uma nova luz sobre a história do cinema. Este ano, a seção conta com obras de grandes cineastas como Quentin Tarantino, Jane Campion e Alberto Cavalcanti.

“Onda Nova” teve sua primeira exibição no Brasil na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983. Logo em seguida, foi proibido pela Censura do regime militar e só foi lançado quase um ano depois, o que prejudicou muito sua carreira comercial. Protagonizado por Carla Camurati e Cristina Mutarelli, o filme, que tem roteiro assinado pelos diretores, traz a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, no ano em que o futebol feminino foi regulamentado no Brasil, após ter sido banido por 40 anos, até 1979. Esse time de jovens paulistanas desafia a moral vigente sobre gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que as jogadoras lidam com seus problemas pessoais. No campo, contam com o apoio de jogadores renomados, como Casagrande e Wladimir, fundadores da famosa “Democracia Corintiana”, e Pitta. Também participam do filme artistas como Caetano Veloso, Regina Casé e o locutor Osmar Santos.

A seleção do filme para a seção “Histoire(s) du Cinéma” do 77º Festival de Cinema de Locarno deu à produtora Julia Duarte – sobrinha de José Antonio Garcia, que faleceu em 2005 – a oportunidade de iniciar um projeto de restauro das obras de um cinema brasileiro que era pouco acessível, mas muito representativo. O processo de levar o título novamente para as telas envolveu também refazer trailer e cartaz, que tinham desaparecido. A nova identidade visual ficou a cargo de Helena Garcia, artista gráfica e uma das filhas de José Antonio. Já o trailer foi produzido por Marina Kosa (Tanto Produções). O apoio da Cinemateca Brasileira para a digitalização dos negativos originais e da parceria com a JLS, a Zumbi Post, a família do diretor falecido e os esforços de Francisco Martins uniram-se no intuito de preservar a obra. 

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