De 12 de agosto a 22 de setembro acontece a 15ª edição do Festival comKids, dedicado à produção audiovisual e digital para crianças e adolescentes, presencialmente na cidade de São Paulo e online para todo o Brasil. As sessões competitivas, debates e encontros formativos são realizados nos parceiros Itaú Cultural, ESPM e Espaço Augusta de Cinema, com a abertura no Goethe-Institut SP. O festival também contará com a Mostra comKids, em sessões de cinema gratuitas no Circuito Spcine.
A Competição tem 25 títulos finalistas nas categorias Aplicativos, Games, Livros Digitais, Lúdicos Digitais, Projetos 360º e Podcasts. Entre os dias 13 e 15 de agosto, os criadores dos conteúdos apresentam suas criações para o público na ESPM. Após cada apresentação, os votos são contabilizados, e o resultado será divulgado no dia 16, às 19h, também na ESPM, com a cerimônia de premiação e transmissão ao vivo pelo YouTube do comKids. Os vencedores recebem bolsas de estudo da Faculdade Meliés e de cursos especializados oferecidos pelo B_arco, Arte e Educação, além de consultoria pelo programa de formação audiovisual “Qué me faltó Preguntar?”, do México.
Já os Eixos de formação e debates, Momentos e Conversas comKids se dividem em eventos que acontecem na ESPM, no Itaú Cultural e no Espaço de Cinema Augusta. Nos Momentos comKids, o destaque é uma apresentação de David Kleeman, especialista americano da empresa Dubit, que traz os últimos dados da pesquisa sobre comportamento e consumo de crianças e jovens e a relação com as telas. Já as Conversas comKids trazem para mesas redondas especialistas sobre temas como “Infâncias e Vivências Digitais” e “Criação de conteúdo e bem-estar das crianças”.
Nesta edição, acontecem duas masterclasses. No dia 13, às 10h, Rodrigo Terra, presidente da Abragames, fala sobre “Uso de Propriedades Intelectuais no universo transmídia”. Na sexta, 16, pela tarde, a argentina Cielo Saviolo realiza a masterclass comKids + Spcine Convida “Mídia e infância: como pensar conteúdos audiovisuais educativos”. As duas aulas acontecem na ESPM e as inscrições podem ser feitas no site comKids. Todos os encontros na ESPM contarão com a transmissão ao vivo e sua gravação será disponibilizada no YouTube.
Nos dias 14 e 15 de agosto, às 10h, no Itaú Cultural, acontecem os workshops. No primeiro dia, Lucas Palácios, realizador argentino da série premiada “Acción”, convida produtores e educadores a realizarem uma pequena vivência relacionada com a criação de narrativas para crianças e adolescentes usando ferramentas do celular. No dia 15, Priscila Gonsales, pesquisadora, jornalista e educadora, fala sobre a “Educação midiática na era da IA”. Os dois workshops têm inscrições abertas. No último dia, o parceiro Clube do Professor abre as portas do Espaço de Cinema Augusta para o workshop “A infância e a adolescência nas telas e na escola”, com o realizador e educador Felipe Barquete, antecedido da exibição de três curtas selecionados.
Todos os eventos do Festival são gratuitos e a participação presencial, de 12 a 17 de agosto, acontece mediante pré-credenciamento online, já aberto. Também é possível realizar credenciamento presencial antes de cada encontro (mas sujeito à lotação das salas).