Quadros encaminha a recondução de José Leite a FHC

O ministro das comunicações, Juarez Quadros, resolveu antecipar o processo de recondução de José Leite Pereira e encaminhou ao presidente da República a indicação do nome do conselheiro da Anatel para mais cinco anos de mandato. O mandato de Leite se encerrará no próximo dia 4 de novembro. O ministro afirmou a este noticiário que antecipou a indicação porque gostaria de continuar contando com o conselheiro na Anatel e se não o fizesse agora, poderiam surgir outros nomes para a vaga, instalando-se uma disputa que não seria positiva para a agência. O ministro considera Leite o melhor nome. Quadros disse ainda que a indicação antecipada tem também o objetivo de facilitar a tramitação do processo antes de 4 de novembro, uma vez que o Congresso se encontra em recesso branco. O ministro, que já havia revelado sua intenção de reconduzir o conselheiro em um almoço com jornalistas há dois meses, consultou previamente José Leite, que aceitou a indicação. "Consultei também o presidente da República que concordou com a proposta", disse Quadros.

Orientações

Nos últimos dias correram no mercado informações que indicariam a existência de divergências entre o ministro das comunicações e o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura. O ministro negou as divergências, observando que tem procurado orientar Schymura, "por ser novato", em relação a alguns procedimentos. "Tenho dito ao Schymura que as decisões devem ser tomadas em conjunto pelo conselho, e percebo que ele concorda com minhas orientações". Quadros informou sua decisão em relação ao conselheiro Leite a Schymura que, segundo ele, mostrou-se satisfeito com a solução dada a competência e seriedade do trabalho do conselheiro.
Há algumas semanas, o conselheiro Luís Tito Cerasoli foi chamado ao Palácio do Planalto para esclarecer ao presidente Fernando Henrique acerca de rumores sobre uma eventual renúncia sua. Cerasoli esclareceu ao presidente que não pretende deixar seu cargo antes do final do mandato, em 2004.
Vale lembrar que o conselheiro José Leite está sendo reconduzido antes, portanto, do período eleitoral. Como o segundo turno acontece dia 27 de outubro, o mandato do conselheiro terminaria já com um novo presidente eleito.
Aparentemente, mesmo com o risco de um eventual "atropelo" político, Quadros e FHC optaram por garantir que o conselho da Anatel mantenha pelo menos três conselheiros que vêm do início da história da agência e do Sistema Telebrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui