Ceará faz parceria com o Festival de Cannes para produção de curtas de jovens realizadores 

Cineasta Karim Aïnouz (Foto Maria Lobo/ Divulgação)

O "La Factory des Cinéastes", projeto da Quinzena dos Realizadores em Cannes com a proposta de revelar jovens realizadores, terá neste ano uma versão brasileira: a Factory Ceará Brasil. O cineasta cearense Karim Aïnouz estará à frente da equipe que acompanhará o processo seletivo e todas as etapas da realização dos quatro curtas-metragens que serão produzidos nesta edição. 

Fruto da parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e a Quinzena dos Realizadores – prestigiada mostra do festival onde os curtas-metragens serão posteriormente exibidos –, a iniciativa acontece no âmbito da programação do "Ano Brasil na França", em 2025. As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até o dia 23 de agosto de 2024. O edital está disponível no site

Depois de passar por países como Taiwan, Dinamarca, Finlândia, Chile, África do Sul e Portugal, o projeto prevê a produção dos curtas-metragens em duplas, envolvendo realizadores brasileiros (dois do Ceará, um dos outros Estados da região Nordeste e um da região Norte), que realizarão os projetos  com diretores de outros países.Os filmes serão rodados  em março do próximo ano, no Ceará.

O Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar são parceiros institucionais por meio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e da Escola Porto Iracema das Artes. O projeto é co-produzido pela Cinema Inflamável, no Brasil, e Dominique Welinski, fundadora e curadora da DW, produtora francesa. 

"Eu entendo essa parceria com 'La Factory' como uma expansão das políticas públicas de cultura do Governo do Ceará, que investe na formação de roteiristas há mais de dez anos. É uma compreensão do lugar estratégico do cinema no contexto da economia internacional", afirma Karim Aïnouz. 

Participação 

Para participar da seleção para "La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes", os candidatos devem ser brasileiros e moradores das regiões Nordeste e Norte, ter entre 25 e 40 anos, falar inglês fluentemente, ter dirigido pelo menos um curta-metragem e no máximo um primeiro longa-metragem ou um documentário para cinema. Além disso, os diretores devem ter um longa-metragem em desenvolvimento (ficção, documentário ou formato híbrido aceito) com um produtor já anexado.

As inscrições devem ser feitas por e-mail: factorycearabrazil@gmail.com. O anúncio da pré-seleção de oito a dez diretores brasileiros para audições está previsto para o período de 10 a 13 de setembro. As datas seguintes serão confirmadas posteriormente. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui