O ANIMATIBA – Festival Internacional de Animação de Curitiba bate um novo recorde de inscrições. São 2374 filmes inscritos, de 110 países, representando todos os continentes. Os países que mais inscreveram filmes foram o Brasil, Estados Unidos, Irã, França e Rússia. O festival recebe bienalmente longas e curtas-metragens, com temáticas livres.
Além das exibições de filme, o evento promove oficinas, debates, encontros acadêmicos e profissionais. Em sua última edição, em 2023, abrigou ainda o Encontro Nacional de Animação, realizado pela ABRANIMA – Associação Brasileira de Empresas de Animação, com participação de empresas e profissionais de todo o país, além de núcleos de pesquisa de Universidades e outras entidades como a ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. Alguns encontros realizados estão disponíveis no canal do YouTube do Festival.
Em cada edição, artistas são convidados a criar o filme de abertura do evento. Neste ano, o tema da abertura é a própria história da animação mundial. Aberturas anteriores, catálogos e demais informações estão no site.
O cineasta Paulo Munhoz é o criador e diretor artístico do festival. Para ele, o ANIMATIBA se alinha a outros festivais de animação brasileiros na apresentação do estado da arte do cinema de animação mundial, ao mesmo tempo em que oferece à cidade de Curitiba, um dos principais polos da indústria de animação brasileira, um momento de grande oportunidade para trocas de ideias e apreciação artística. Os filmes selecionados para a mostra competitiva serão divulgados em 4 de janeiro do ano que vem. O ANIMATIBA será realizado no Cine Passeio, em Curitiba, em maio de 2025.