Novo projeto do Curta!, Claro CurtaENEM! reúne iniciativas para promover educação por meio do audiovisual

Documentário “Canela: O Bicho que Come Cru” está disponível no site Curta!ENEM (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover a integração entre cultura e conhecimento através do audiovisual no âmbito da educação brasileira, o CurtaEducação apresenta o projeto Claro CurtaENEM!. Nesse projeto, professores e alunos do Ensino Médio têm acesso gratuito a um plano com mais de 200 filmes e episódios de séries, alinhados à BNCC e aos assuntos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto tem patrocínio da Claro, financiado através da Lei de Incentivo à Cultura, e será lançado no dia 24 de agosto em evento para professores do Ensino Médio no Museu de Arte do Rio.

São diferentes iniciativas. O site Claro CurtaENEM, por exemplo é um plano com mais de 200 filmes e episódios de séries dentro da plataforma CurtaEducação, que disponibiliza logins gratuitos para alunos e professores do Ensino Médio. O site conta com conteúdos organizados por áreas do conhecimento, materiais didáticos e ferramentas complementares, servindo como um ambiente digital que propicia um aprendizado dinâmico.

A Formação de Professores do Ensino Médio é um curso de capacitação para o uso do audiovisual em sala de aula, que inicialmente terá dois módulos: História e Questões do Século XXI. Cada um desses módulos terá aulas específicas, independentes umas das outras, ministradas por especialistas dos temas. As aulas terão como público-alvo professores do Ensino Médio e serão realizadas ao vivo (a primeira e a última presenciais; as demais, remotas). 

Será realizado ainda um concurso nacional que premiará os melhores relatos de professores sobre experiências de uso do audiovisual em sala de aula. O "Concurso Procura-se Professor Autor" irá abranger os relatos produzidos no âmbito do projeto. Concorrerão aos prêmios do Concurso apenas os textos que: a) forem publicados diretamente no site CurtaENEM; b) abordarem práticas pedagógicas realizadas no ano de 2024 com filmes disponíveis no catálogo CurtaENEM; c) atenderem aos requisitos indicados no site.

Por fim, produzida a partir dos materiais gravados na Formação de Professores do Ensino Médio e outros, uma websérie oferece uma jornada educativa e inspiradora, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica para explorar as competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em episódios de 13 minutos, a série promove uma imersão em três filmes, cada um abordando diferentes aspectos das competências propostas pela BNCC, como cultura digital, empatia, cooperação, autoconhecimento, repertório cultural, pensamento científico e projeto de vida. Os documentários selecionados servem como ponto de partida para reflexões, debates e ações práticas em sala de aula.

As iniciativas ficarão disponíveis através do site do projeto que será divulgado no próximo sábado, 24, juntamente com mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui