Adoção massiva do 4K depende de padronização

A solução para a distribuição de conteúdo em 4K, pelo menos no início, pode não estar no stream. Segundo Thierry Fautier, da Harmonic, as operadoras podem começar a usar a tecnologia enviando conteúdo “push” para set-top boxes. Desta forma, não é necessária a mesmo banda demandada na transmissão ao vivo. Segundo ele, entre 20 Mb/s e 25 Mb/s são necessários para o stream em ultra-high-definition.

Para Fautier, algumas questões ainda precisam ser resolvidas para a adoção da maior definição pelo mercado. “A indústria começa a preparar os set-top boxes, que estarão disponíveis no mercado em 2015. Mas ainda precisamos discutir padrões, bem como proteção de conteúdo, antes de uma distribuição massiva das caixas. Temos alguns desafios à frente”, disse.

A proposta do executivo é a adoção na indústria de um HD melhorado, pelo menos até que o UHD esteja pronto. “O 1080p é uma boa alternativa até que o ultra HD em 50 ou 60 frames em 10 bit esteja pronto, incluindo HDR”, disse em painel na IBC, que termina nesta terça, 16, em Amsterdã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui