Fusão Oi/TIM esbarraria no cap de espectro e sobreposição de outorgas

Enquanto o mercado especula agora uma possível investida da Telecom Italia (por meio da TIM Brasil) na Oi, continua no caminho dessas tentativas de movimentação uma barreira formada por espectro e licenças. “Os problemas regulatórios são os mesmos do (especulado) fatiamento da TIM, como cap (limite) de frequência e sobreposição de outorgas”, lembra o superintendente de competição da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.

Ele explica que, na eventualidade de se concretizar a transação, a participação da TIM na rede fixa no Rio de Janeiro é pequena e não deveria trazer problemas com a infraestrutura da incumbent Oi. Já no caso da rede móvel, o problema é mais complexo. “Sempre que envolve espectro, é uma bucha, as limitações são rígidas”, diz Baigorri. “O problema de qualquer operação envolvendo telefonia móvel no Brasil é que as empresas estão no limite de spectrum cap”, explica.

No final das contas, tudo dependerá do que for apresentado no pedido de anuência prévia à Anatel – se ocorrer. “No momento, não tem nada formal, só fofoca”, garante Baigorri. “Quem está ganhando dinheiro com isso é o mercado financeiro, com o sobe e desce de ações. Porque, do ponto de vista real, não aconteceu nada, não tem nenhum pedido de autorização.”

Nextel

Da mesma forma, o superintendente garante que a Nextel Brasil não procurou a agência desde o pedido de recuperação judicial (Chapter 11) emitido pela controladora NII Holdings nos Estados Unidos na segunda-feira, 15. No entanto, na hipótese de a companhia norte-americana querer vender a operação brasileira, haveria problemas se o comprador fosse um player já atuante no mercado nacional. "Parte da frequência dela (da Nextel) teria de ser vendida, e ela tem frequência de SME (Serviço Móvel Especializado, o trunking) e do SMP (Serviço Móvel Pessoal).  Os caps de frequência são definidos por faixa”, disse.

Em especial, a faixa de 1,8 GHz traz problemas, já que a maioria das operadoras está no limite da possibilidade de detenção de espectro nessa banda. “Se alguém fosse tentar comprar a Nextel, teríamos de analisar o caso, ver as condições, ver quem é, o espectro que tem e o que não tem. Porque os cap de espectro não são globais, são por faixa”, explica Baigorri. Ele esteve em São Paulo nesta terça, 16, no MVNO Industry Summit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui