Site "Desinformante" se coloca como um ambiente comum de debate estrutural sobre fake news

Foi ao ar nesta quinta-feira, 16, o site Desinformante, que surge para ser um ambiente comum de debates sobre desinformação (fake news). Nele será possível encontrar noticias, artigos acadêmicos e estudos sobre o tema.

Segundo João Brant, idealizador do projeto, o site não é um ambiente stricto sensu de notícias e muito menos é algo voltado para especialistas. "A ideia é que o Desinformante seja voltado para pessoas que têm interesse no tema, preocupação com desinformação, mas que não estão conseguindo acompanhar o que está acontecendo", explicou.

"Queremos olhar para a questão sob um ponto de vista estrutural. E queremos trazer para a conversa grupos que sofrem com desinformação, como movimentos negros, movimento de mulheres, LGBTs. Já temos parceria com o Instituto Vladimir Herzog e o Instituto Procomum", explicou João Brant.

O cenário

Segundo João Brant, o Desinformante parte do pressuposto de que para entender o fenômeno da desinformação é preciso um diagnóstico mais profundo sobre os múltiplos fatores que propiciam seu surgimento e propagação – desde a intensificação do uso das mídias sociais até a própria arquitetura das plataformas, que muitas vezes incentiva a disseminação da informação falsa.

Isso envolve o entendimento sobre como as mídias sociais influenciaram o debate público e de como os líderes políticos tem papel chave na circulação de informação e desinformação. Também é importante observar o papel dos aplicativos de mensagens, que têm características que incentivam de maneira sistêmica a desinformação.

Conheça os Desinformante:
Instagram
Site
YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui