A Academia Brasileira de Cinema revelou nesta segunda, 16, os seis filmes que disputarão a indicação do Brasil ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A seleção final será anunciada no dia 23 de setembro, após uma votação em dois turnos.
Os pré-indicados são:
- "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, produzido por VideoFilmes, RT Features e MACT Films. O filme narra a história da família Paiva durante o período da ditadura militar no Brasil, após o desaparecimento do pai, Rubens Paiva.
- "Cidade Campo", de Juliana Rojas, produzido por Dezenove Som e Imagens. O longa apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo, explorando os desafios e as transformações que essa mudança acarreta.
- "Levante", de Lillah Halla, uma co-produção entre Brasil, França e Uruguai, com produção brasileira da Arissas e Manjericão Filmes. O filme acompanha Sofía, uma jovem jogadora de vôlei que enfrenta dilemas e pressões sociais ao descobrir uma gravidez indesejada.
- "Motel Destino", de Karim Aïnouz, produzido por Cinema Inflamável Produções Cinematográficas. Ambientado em um motel à beira da estrada, o filme tece uma trama de noir tropical, explorando temas como desejo, poder e liberdade.
- "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, produzido por Plano 3 Filmes. O filme conta a história de Bruno, um adolescente que está perdendo a visão e precisa lidar com as incertezas da adolescência e a iminência da cegueira.
- "Sem Coração", de Nara Normande e Tião, produzido por Cinemascópio Filmes. Ambientado no litoral de Alagoas em 1996, o filme retrata o despertar da sexualidade e a descoberta do amor na adolescência.
A expectativa agora é para o dia 23 de setembro, quando será anunciado qual desses filmes poderá representar o Brasil na premiação da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.