Estudo da IABM aponta ainda falta de confiança das empresas de mídia

Segundo estudos da International Trade Association for Broadcast and Media (IABM), o nível de confiança dos executivos do setor no futuro da indústria está em queda, em função dos desafios apresentados pela realidade digital. Segundo levantamento apresentado na IBC 2024, realizado nos últimos dias em Amsterdam, o maior desafio apontado pelo mercado de mídia e televisão é o da monetização dos novos modelos de negócio e sustentabilidade dos modelos legados. 

Para Chris Evans, head de conhecimento da IABM, houve uma melhoria no mercado de streaming, com aumento de assinantes e ticket médio, em função das ações de combate à pirataria de senhas, mas ainda com o desafio de modelos sustentáveis em todas as plataformas. Segundo a análise da IABM, também há um expressivo crescimento no mercado de canais FAST nos EUA, com quase 2 mil canais identificados, contra 1,7 mil há um ano, mas segue um predomínio do Youtube na distribuição de conteúdos, com mais de 10% da audiência. "Isso é um desafio, mas também uma oportunidade para as empresas de TV, que precisam abraçar esse modelo", diz. Para ele, as empresas de mídia não podem "continuar fazendo negócios como sempre fizeram". 

Para Stam Moote, CTO da IAMB, entre as tendências tecnológicas que têm sido mais fortemente abraçadas pelas empresas pesquisadas estão a migração para a nuvem e os investimentos em segurança da informação. Segundo ele, sustentabilidade das operações também é algo importante, mas ele destaca que as empresas estão mais focadas naqueles resultados tangíveis do que em metas de longo prazo que dificilmente serão cumpridas.

Os investimentos em IA por parte das empresas de mídia estão começando a acontecer, mas ele aponta que nesse caso é importante o trabalho em parcerias, tamanho o desafio a ser enfrentado.

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