O 11º FIACINE – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontece de 17 a 20 de outubro, anuncia a seleção dos curtas que concorrem a mais de R$ 100 mil, dentre prêmios em dinheiro, equipamentos, finalização, consultorias e mentorias especializadas em cinema. A edição deste ano exibirá oito curtas de ficção de diferentes estados brasileiros, oito curtas de ficção majoritariamente espanhóis, oito curtas documentais – entre brasileiros e estrangeiros, cinco curtas voltados ao público infantil, com animação e live action, do Brasil e do mundo, além de curtas angolanos convidados.
O evento contará com um corpo de jurados de reconhecimento internacional, dentre eles o roteirista e diretor Marcos Jorge, que coleciona 39 prêmios por "Estômago" (2007); o ator, diretor e dublador Nill Marcondes, de filmes como "O Homem do Ano" (2003) e séries como "Sob Pressão" (TV Globo); o ator e cantor Lincoln Tornado, filho de Tony Tornado, de novelas como "Além da Ilusão" (TV Globo) e séries como "Carcereiros" (também da Globo); e Marco Hoffer, produtor musical que trabalhou com artistas como Djavan, Caetano Veloso e Sergio Mendes. Como homenageado e também parte do júri está o roteirista e diretor Heitor Dhalia, dos premiados "O Cheiro do Ralo" (2006) e "À Deriva" (2009). Dhalia ainda participará de um bate-papo gratuito após a exibição de um de seus filmes (com dia e horário a ser confirmado posteriormente no site e redes sociais do evento).
O Festival promoverá toda a sua programação gratuita no Teatro Municipal Arquimedes Ribeiro, em Ribeirão Pires. "Escolhemos especialmente este espaço para que pudéssemos levar cinema de qualidade para estudantes de escolas municipais e estaduais, que participarão das sessões", explica Beto Besant, um dos fundadores do FIACINE, ao lado de Allan Schneider. Os curtas premiados também terão exibição especial para uma plateia internacional no Viana Cine Fest, um dos festivais ao ar livre mais tradicionais de Luanda, capital da Angola.
E, pelo segundo ano consecutivo, o FIACINE organiza rodadas de negócios, nas quais proponentes apresentam seus projetos para players do mercado – entre os já confirmados, estão Porta dos Fundos e O2 Filmes. Por fim, esta edição anunciará o vencedor do projeto Do Texto à Tela, onde diversos roteiros de curtas foram inscritos e um deles será produzido pela Cachaça Filmes, produtora de Beto Besant e Allan Schneider.