Smithsonian Channel prepara série documental sobre recentes descobertas arqueológicas no Egito

No ultimo sábado, dia 14 de novembro foi anunciada, no Egito, uma das maiores descobertas do ano no sítio arqueológico de Saqqara, que serviu como necrópole de Mênfis, capital do Antigo Egito. Foram encontrados mais de 100 sarcófagos de madeira, pintados e bem preservados, além de 40 estátuas, todos com mais de 2.500 anos. O achado aconteceu pouco mais de um mês após arqueólogos encontrarem 59 caixões, também bem lacrados e preservados, datados da mesma época. O Smithsonian Channel tem uma equipe no local para documentar, com exclusividade, o passo a passo dessa operação. O resultado poderá ser visto em 2021, em todos os países onde o canal está presente, com a estreia de uma série em quatro episódios.

Câmeras do canal acompanham uma equipe internacional de arqueólogos e outras autoridades no assunto, enquanto escavam, desenterram e examinam tesouros, até então, invisíveis naquela vasta e antiga necrópole. Apresentando ruínas e cemitérios da elite egípcia, localizados à curta distância da pirâmide de Djoser (também conhecida como pirâmide de degraus), as descobertas permitirão investigar ainda mais a fundo a história do Antigo Egito.

Pela primeira vez, em um único lugar, acredita-se ser possível "juntar as peças" para entender como evoluiu, no Antigo Egito, a visão de vida após a morte, com a construção de tumbas, todo o processo de mumificação, máscaras funerárias e adornos com hieróglifos coloridos. A descoberta de sarcófagos deslumbrantes, múmias bem preservadas e artefatos extraordinários deve conduzir o público numa jornada que promete ir muito além do local das escavações para revelar mistérios de um mundo antigo.

"Tomb Hunters" (título provisório da série, em inglês) vem sendo produzida para o Smithsonian Channel pela Lion Television, em conjunto com Caterina Turroni, da At Land Productions. O trabalho conta com a parceria do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui