Videocamp disponibiliza programação virtual da 2ª edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual

Com o intuito de promover produções realizadas por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas e a fim de estimular um aumento na representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras, o Videocamp disponibiliza, de 18 a 29 de novembro, os títulos de longas e médias-metragens da 2ª edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual. A programação online e gratuita é composta por 35 filmes, sendo que os curtas, seguidos por sessões online de debates, podem ser vistos no site Cardume, e os painéis, masterclasses, lives poderão ser acessadas no YouTube do festival.

Nesta edição, a cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, será homenageada com uma mostra especial de 11 filmes. O festival, que neste ano tem como tema "Imaginários Possíveis, Rupturas em Processo", reforça os desejos de compartilhar a diversidade de modos de fazer, provocar rupturas de ciclos de violência históricos e expressar imaginários possíveis de autorias e subjetividades. Além disso, a mostra promove um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e de países convidados – Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França – em busca de reflexões, ampliação de redes e impulsionamento de novos talentos.

"Este ano, devido às restrições sanitárias, a segunda edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual será online. A parceria com o Videocamp, como plataforma de exibição dos filmes, viabiliza essa ação virtual e democratiza o festival para todo o país, potencializando ainda mais a nossa missão, por seu perfil de reunir filmes com potencial de impacto. Estamos muito felizes e orgulhosas por mais essa conquista", afirma Vânia Matos, diretora do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, por meio de nota.

"O ano de 2020 foi um período de experimentações não previamente planejadas, mas muito potentes para o Videocamp. A quarentena imposta pela Covid-19 desafiou nosso foco no assistir coletivo e nos levou a experimentar novas funcionalidades da plataforma que, até o momento, levou mais de 105 mil espectadores, de 2.291 cidades de todas as regiões do Brasil, a experimentarem esses novos formatos. Essa diversidade se refletiu também nos realizadores parceiros que confiaram no Videocamp e possibilitaram assim várias narrativas capazes de construir um imaginário coletivo plural, que acreditamos ser urgente no momento de mundo em que vivemos", completa Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui