FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem início nesta semana

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem início nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, no Cinema São Jorge, com a exibição de duas longas inéditas em Lisboa. O Festival, que já está na sua 12ª edição, terá cinco dias com sessões presenciais na capital portuguesa e sete dias com exibições online gratuitas na plataforma Festin ON

A abertura oficial será com o filme "Jesus Kid", do premiado realizador brasileiro Aly Muritiba. A longa é uma paródia com teor crítico da atualidade política brasileira. Também no dia 17, no Cinema São Jorge, outro filme premiado: "A Mulher Sem Corpo", drama social do realizador português António Borges Correia, que estará presente na sessão junto com o elenco do filme para conversar com o público.

No dia 18, o FESTin sai da Avenida da Liberdade e vai para um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, Alvalade. No Cinema City Alvalade, o Festival exibe, ao longo da semana, sempre no horário das 19h20, mais quatro obras, todas inéditas em Portugal.

Duas das sessões em Alvalade terão a presença dos realizadores. O pernambucano Marcelo Brennand traz na longa "Curral" o tema da fragilidade do sistema eleitoral nas pequenas cidades, onde predomina a troca de votos por serviços básicos como o fornecimento de água. Com Thomás Aquino ("Bacurau") no elenco, a longa recebeu prémios de Melhor Filme e Melhor Ator em festivais norte-americanos. Diego Rocha, realizador brasileiro radicado em Londres, apresenta em Lisboa o seu longa "A Queda", drama sobre a investigação policial de um fotógrafo forense que se depara com os dilemas do avô (Gracindo Júnior).

O City Alvalade recebe ainda mais duas sessões: os filmes "Medida Provisória", primeira longa do aclamado artista brasileiro Lázaro Ramos, que traz um Brasil distópico, com uma "medida de reparação social" que retrata o racismo estrutural dessa sociedade. Com a premiada atriz Dira Paes, está também no Alvalade a longa "Pureza", de Renato Barbieri, inspirada em fatos reais sobre uma mãe em busca do filho desaparecido em um garimpo na região brasileira do Pará.

Além das sessões presenciais, o FESTin pode ser acompanhado por meio da plataforma. Para isso, basta fazer um cadastro. Os 45 títulos, de diversos países, estarão disponíveis para os nove territórios de língua e expressão portuguesa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui