Globoplay estreia documentário exclusivo "Jaguaretê-Avá – Pantanal em Chamas"

Incêndio

Desde o início de 2020, o Pantanal vem sendo atingido por uma forte estiagem. O bioma ficou mais suscetível a incêndios e teve seu apogeu com as trágicas queimadas em agosto do ano passado. Quase um terço da área foi devastada naquele que foi um dos piores incêndios já registrados na região. Dirigido por Lawrence Wahba, o documentário "Jaguaretê-Avá – Pantanal em Chamas" está disponível exclusivamente no Globoplay e acompanha a luta da população e de organizações ambientais sem fins lucrativos para salvar animais e a vegetação da região.  

A produção traz o olhar local dos indígenas, retratando a relação do homem com a natureza. O nome do documentário faz alusão ao homem-onça, Jaguaretê-Avá – este elemento da mitologia indígena é uma referência ao conhecimento científico que alega que só é possível existir onças em ecossistemas equilibrados.  

O documentário também retrata a discussão em torno da política ambiental e o grande salto nos níveis de desmatamento e incêndios. Ao total, 14 ONGs foram envolvidas no projeto que, além de Wahba, conta com outros documentaristas premiados, como Jefferson Pedace, Tatiana Lohmann e Marco Del Fiol. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui