TV Cultura dedica programação especial à consciência negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a TV Cultura reserva uma programação especial dedicada à data. Diversas atrações ocuparão a grade durante a semana. Entre elas, estão estreias como a série "Libertárixs" e o documentário "Luiz Gama: O Advogado da Liberdade", além de edições especiais de programas da emissora, como o "#Provoca" com Any Gabrielly, do grupo Now United; e o "Estação Livre", que recebe Karol Conká, Rashid, Margareth Menezes, Salgadinho, Erick Jay, Mc Carol e Grupo Tuyo. 

Nesta terça-feira, dia 16, Marcelo Tas recebe a artista Any Gabrielly. No "#Provoca" (foto), a integrante do grupo musical mundialmente conhecido Now United compartilha histórias sobre sua trajetória, sucesso da banda e fala sobre seus fãs. "Eu nasci pobre e sou mulher preta. Então, assim, querer ser artista com isso na minha vida já era bem complicado", conta Any durante a conversa. Na TV Cultura, a edição vai ao ar a partir das 22h. 

Já o "Estação Livre" recebe Karol Conká, Rashid, Margareth Menezes, Salgadinho, Erick Jay, MC Carol e Grupo Tuyo nesta sexta, 19. Na ocasião, programa da TV Cultura prepara um programa especial para o dia da Consciência Negra e recebe os artistas numa edição musical. Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar a partir das 22h. 

O "Cultura Livre" deste sábado, 20, recebe Juçara Marçal. A artista conta sobre seu novo álbum, "Delta Estácio Blues", e canta composições como "Ladra", "Corpus Christi" e a composição homônima ao disco, "Delta Estácio Blues". Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h.

No sábado, 20, a TV Cultura exibe o documentário original produzido pelo jornalismo da emissora "Luiz Gama: O Advogado da Liberdade". Sob o comando da jornalista Maria Manso, com direção de Simão Scholz e produção e pauta de Eugênio Araújo, o especial conta a história de um dos maiores abolicionistas do Brasil, ex-escravo que se tornou advogado e herói da luta contra a escravidão na São Paulo do século 19. A repórter entrevista professores, pesquisadores, escritores e representantes de movimentos antirracistas que falam sobre a importância do legado de Luiz Gama para a história da escravidão até os dias de hoje no Brasil. Vai ao ar às 23h. 

Também no sábado, 20, a TV Cultura leva ao ar o curta-metragem inédito "Nuance". O filme propõe uma reflexão sobre a solidão da mulher negra e os desafios no fortalecimento do relacionamento afetivo. No ar às 23h15. 

No domingo, 21, a TV Cultura exibe o tradicional Troféu Raça Negra. Na edição 2021, Ismael Ivo é o homenageado. A premiação é apresentada por Glória Maria e Paulo Betti e conta com números musicais. Vai ao ar às 20h, na TV Cultura, direto da Sala São Paulo. 

Por fim, "Libertárixs" celebra o legado e a potência da população negra no Brasil através de trajetórias de personagens históricos e contemporâneos que se entrelaçam. A série inédita vai ao ar na TV Cultura a partir do domingo, 21, às 22h, e cada um dos 13 episódios busca um diálogo entre o Brasil do século 21 e o Brasil dos séculos escravistas, abordando um tema que é retratado na vida e na subjetividade dos personagens, alguns já lendários e famosos, outros desconhecidos ou invisibilizados. São Libertárias e Libertários com algo em comum: a determinação de lutar contra o racismo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui