O Brasil deixa a 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica com um total de 107 prêmios na bagagem. Nos três dias do festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo a publicidade brasileira conquistou quatro Gran Ojos (como são chamados os Gran Prix), 19 troféus de Ouro, 31 de Prata e 53 de Bronze.
A Africa Creative deixa o El Ojo 2023 como Agência do Ano, com Sérgio Gordilho como Melhor Criativo do Ano. A AB InBev venceu como Melhor Anunciante. A Agência Independente do Ano foi a espanhola El Ruso del Rocky, a Melhor Rede foi a DDB, enquanto a mexicana Oriental Films venceu como Melhor Produtora e seu diretor de cena, Yupi Segura, foi apontado como Melhor Diretor.
No prêmio + Mulheres Criativas, a única premiada do Brasil é Olívia Lang, com Bronze pelo case "Lea", da Ogilvy para Intimus/Kimberly-Clark, com produção audiovisual assinada pela Moonheist e produção de som da Lucha Libre.
Apenas neste terceiro dia do El Ojo o Brasil conquistou 29 prêmios, sendo um Gran Ojo, sete Ouro, três Prata e 18 Bronze. Foram revelados os vencedores de Melhor Ideia Latina Para o Mundo, Film, Design, Experiência de Marca & Ativação, Digital & Social, Creative Commerce, Creative Data, Inovação e Terceiro Ojo.
Na competição Melhor Ideia Latina Para o Mundo, o Brasil ganhou dois prêmios, com destaque para um Gran Ojo, concedido à AlmapBBDO com o case "Eart4", criado para a UN Global Compact – Pacto Global. Nesse trabalho, a Raw Áudio foi a produtora de áudio e som. Além do GP, o Brasil ganhou também um troféu de Ouro.
- No El Ojo Film, o Brasil levou quatro prêmios: um Ouro, um Prata e dois Bronze.
- Em Experiência de Marca & Ativação, 14 troféus foram concedidos à publicidade brasileira: três Ouro, um Prata e dez Bronze.
- No El Ojo Design quatro troféus foram para o Brasil: dois de Ouro e dois de Bronze.
- Já no El Ojo Digital & Social, o Brasil conquistou quatro troféus de Bronze.
- No El Ojo Creative Commerce, apenas um Prata foi concedido ao Brasil.
- A publicidade brasileira não ganhou nenhum prêmio no El Ojo Creative Data, no El Ojo Inovação e no El Terceiro Ojo.
Os melhores no El Ojo Desempenho
- Melhor Agência: Africa Creative – Brasil
- Melhor Agência Independente: El Ruso de Rocky – Espanha
- Melhor Criativo: Sergio Gordilho – Brasil
- Melhor Produtora: Oriental Films – México
- Melhor Anunciante: AB InBev
- Melhor Diretor/a de Cena: Yupi Segura – México
- Melhor Rede: DDB Latina