TV Cultura homenageia Aldir Blanc em especial de fim de ano

No dia 23 de dezembro, quinta-feira, às 22h, vai ao ar o especial de final de ano da TV Cultura "Auto do Brasil". A produção homenageia a grandiosidade e o talento de um dos maiores compositores brasileiros, Aldir Blanc, que faleceu em maio de 2020, vítima de Covid-19. 

O musical "Auto do Brasil" conta a história de um menino negro periférico – num país que tem 56% de sua população negra -, por meio de 15 músicas, grande parte do álbum "Tiro de Misericórdia", sendo 14 delas em parceria com João Bosco. A produção tem ainda a participação de 12 dançarinos coreografados pela baiana Tainara Cerqueira. 

Com inspiração no filme "Carmen", de Carlos Saura, "Auto do Brasil" começa como se fosse apenas um ensaio, e aos poucos vai dando lugar à obra pronta – algumas vezes sem que o expectador perceba. A sala de aula de dança dá lugar ao terreiro de candomblé onde nasce o protagonista. A saga passa pela infância, adolescência, a descoberta da boemia, o jogo, o amor, até que é obrigado a encarar de frente as desilusões, o racismo, a intolerância, a perda, a dor, a injustiça e a morte. Nada diferente da vida real de milhões de brasileiros que em 2021 estão obrigados a viver à margem da sociedade. 

A coreografia de Cerqueira passa pela dança afro, samba, bolero, tango e até sapateado, como não poderia deixar de ser quando se trata de mostrar a cultura de um país tão eclético e diversificado nas suas expressões artísticas. 

Na trilha, com interpretações de João Bosco e Elis Regina, há também em alguns momentos a participação ao vivo do elenco em coro. 

A direção do especial foi feita a seis mãos: Adriana Couto, Alberto Pereira Jr. e Joyme Nakayama. Marcio Macena assina a direção cênica, Tainara Cerqueira é a coreógrafa, e Laíze Câmara é editora e finalizadora. 

Tecnologia de cinema 

A TV Cultura é a primeira emissora do Brasil a usar duas tecnologias de cinema em sua programação, no "Auto do Brasil", baseado na obra de Aldir Blanc. A transmissão é feita com HDR, que permite cores mais vibrantes e realistas, e o áudio Dolby Atmos, que proporciona uma experiência mais imersiva, deixando a transmissão com áudio de cinema. 

"Auto do Brasil" – A Criação 

Na noite anterior à estreia, no dia 22 de dezembro, às 22h30, vai ao ar "Auto do Brasil – A Criação", making of que destrincha as camadas e referências que estão presentes no programa. O telespectador acompanha a história da criação, concepção e realização do projeto, que começa com o falecimento de Aldir Blanc, em maio de 2020, vítima de Covid-19, e se desenvolve numa reflexão sobre a sociedade brasileira, interpretada através de música e dança. 

Os personagens elaboram sobre suas sensações, processos e transformações vividas para dar corpo ao trabalho. Além das conversas entre bailarinos, as câmeras ouvem diretores, idealizadores e coreógrafa comporem um painel de referências para a obra, que é mostrada em sua evolução. 

O minidocumentário é dirigido por Renata Simões, também repórter do programa "Metrópolis", e editado por Daniela De Lamare, vencedora do Deutscher Kurzfilmpreis 2021, considerado o Oscar alemão, com o curta "One Hundred Steps". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui