Documentário sobre a Copa do Mundo no Brasil estreia no Festival Internacional de Santa Bárbara

"Os Donos da Casa", documentário longa-metragem dirigido pela jovem cineasta brasileira Carla Dauden e produzido pela Forward Films, irá estrear em abril na 36ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF), um dos maiores festivais de cinema dos Estados Unidos. Por conta da pandemia, a mostra, nesta edição, reduziu o número de obras selecionadas – de cerca de 200 para apenas 54. O documentário foi escolhido na categoria Justiça Social.

O longa foi gravado em quatro cidades brasileiras em 2014, durante a Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil, e em 2018. A obra acompanha quatro pessoas que foram diretamente afetadas positiva e negativamente pelo megaevento, além de contar com uma série de entrevistas com importantes nomes do jornalismo esportivo e investigativo, como Andrew Jennings, Juca Kfouri, Jamil Chade e Fernanda Gentil. A lista de entrevistados inclui ainda o ex-líder do comitê de governança da FIFA Miguel Maduro e o ativista Argemiro Almeida. Assista ao trailer:

Em 2014, a cineasta Carla Dauden ficou conhecida internacionalmente após um vídeo que divulgou no Youtube traduzindo suas opiniões pessoais sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil. A repercussão despertou seu interesse em conhecer mais a fundo a realidade dessas pessoas afetadas pelo evento.  

"A repercussão inesperada do vídeo me aproximou de grupos que já estavam trabalhando sobre os impactos da FIFA nos países-sede, com os quais aprendi muito, e me senti provocada a contar essa história a partir de pontos de vista distintos do meu", conta Dauden. "Para mim, mais do que um processo criativo, foi uma jornada pessoal de amadurecimento político, de encontrar um papel possível na documentação desse momento histórico do país e que sem dúvida nos conecta com a tragédia que vivemos hoje", completa a diretora.

"Os Donos da Casa" foi produzido pela Forward Films, produtora com sedes em São Paulo e Bogotá. A música original é assinada pela YBMusic (Luca Raele, Maurício Tagliari, e produção de Paulo Calia). As ilustrações são da artista brasileira Anelize Ceribelli, e a animação é de Renato Pereira.

O Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara acontece entre os dias 31 de março e 10 de abril com uma programação híbrida entre mostras online e ao vivo, em cinemas drive-in. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui