Afiliadas podem complicar ainda mais estratégia da Simba para vender sinais às operadoras de TV paga

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

Coma aproximação do desligamento da TV analógica em Goiânia e 28 cidades de seu entorno no próximo dia 31, uma nova variável deverá entrar na equação das negociações entre a Simba (joint venture entre SBT, Rede TV e Record) e as operadoras de TV paga para carregamento dos sinais das emissoras abertas: o peso das afiliadas locais. Até agora, nos dois desligamentos de sinais analógicos ocorridos, na região metropolitana de Brasília e São Paulo, apenas a Rede TV, na Capital Federal, operava por meio de afiliada. As demais emissoras eram próprias das três redes que compõem a Simba. Como não havia nenhuma informação sobre as consequências do corte dos sinais analógicos das emissoras, a afiliada da Rede TV em Brasília acatou a decisão de ter seu sinal tirado das operadoras.

Este noticiário apurou, contudo, que a coisa deve ser diferente em Goiânia, onde o SBT tem uma afiliada importante, a TV Serra Dourada, que atua em quase todo o estado de Goiás. As primeiras sinalizações são de que a emissora não pedirá às operadoras de TV paga para que o seu sinal seja suspenso. As notícias de queda de audiência após a suspensão dos sinais no cabo e no DTH também não ajudam a afiliada a concordar com a estratégia da Simba de suspender o sinal primeiro e negociar depois. A Lei do SeAC dá à geradora local a prerrogativa de dizer se o seu sinal pode ou não ser transmitido pelas empresas de TV paga, e por isso a palavra final é da afiliada, salvo em casos em que o contrato de afiliação prever algum outro tipo de ingerência da cabeça de rede. Mas estes contratos de afiliação normalmente são sigilosos e variam de caso a caso. No caso da TV Serra Dourada, o SBT dificilmente iria contra um pedido de seu parceiro local.

A questão das afiliadas tende a ganhar ainda mais peso quando o processo de desligamento for iniciado nas capitais do Nordeste e Sul do País, onde as emissoras da Simba não têm geradoras próprias.

5 COMENTÁRIOS

  1. É…pelo que tudo indica, será "tudo como dantes, no quartel de Abrantes". Tiveram todo tempo do mundo para tentar barganhar alguma coisa com o sinal digital. Perderam o "time" e o que é pior, utilizaram-se de uma estratégia que agora se comprova, foi a pior possível. O senário mudou de tal forma que, se antes a SIMBA acreditava merecer alguma coisa por seu canais, hoje, fica cada dia mais claro e óbvio que é quase um privilégio a elas, SBT, RECORD TV e REDE TV serem envelopadas e distribuídas no Line Up das operadoras.

  2. Parece entao que a unica beneficiada pela obrigacao de carregamento de SD e pela abertura para cobranca de HD que consta na regulamentacao do SeAC foi a Globo!

    • Nao moço, a globo e band recebem pelo pacote de canais fechados q repassam as operadoras esse canais foram infantis achando q seriam a santa ceia da tv fechada… Uma coisa eles estão certos uma anteninha pega eles e por isso as pessoas assinam tv fechada pra nao ter q aguentar a porcaria da programação q eles oferecem kkkkk Mas agora q criem conteudo e se ofereçam novamente com seus rabinhos entre as pernas, foi muito engraçado rsrsrsrs

  3. SINCERAMENTE, com o advento do NETFLIX, as TVs por assinatura estão com os dias contados, pois o bom jornalismo temos na TV aberta, para quem gosta de novelas, a mesma coisa; com pouca diferença é o esporte, mesmo assim a TV aberta disponibiliza.
    Portanto, convem assinar NETFLIX com um preço muito inferior ao preços das TVs por assinatura, certo que a NETFLIX oferece mais qualidade de imagem.

    • Para se assistir Netflix com otima qualidade, concordo, é preciso uma assinatura de banda larga boa $100/$130, logo se vc parar pra pensar o custo total para ver o tal é maior q um pacote com canais basicos, esportes, filmes, etc… Um pacote semelhante/superior a programação da NetFlix com os plus da tv por assinatura e com 2 pontos sai $89,90 hje sem a necessidade de custos extras para assistir tv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui