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TV aberta e YouTube são os principais meios que torcedores de futebol usam para se informar sobre o esporte

(Foto: Freepik)

As transmissões esportivas vem ganhando cada vez mais espaço em plataformas de streaming e, hoje, o consumo de esportes acontece em diferentes plataformas. A pesquisa “Consumidores de Conteúdos Esportivos”, conduzida pelo Resenha Digital Clube, network brasileira de perfis de conteúdo ligados ao esporte, revela mudanças significativas na forma de consumir conteúdo esportivo. 

Os dados indicam, por exemplo, que a TV aberta e o YouTube são os principais meios de comunicação que os torcedores de futebol utilizam para se manterem informados sobre o esporte, com 68% e 61% da preferência do público, respectivamente. A TV por assinatura, meio que 54% da audiência escolhe para se informar sobre futebol, está em quarto lugar no ranking, perdendo para o Instagram, em terceiro, com 55%. Ao analisar por faixa etária, a TV aberta tem maior destaque entre o público acima dos 30 anos. Entre as pessoas de 18 a 29 anos, o Instagram ganha relevância, e sobe para 70% na preferência. 

Para acompanhar algum jogo ou etapa esportiva em tempo real no ambiente digital, o YouTube é o principal meio utilizado, e lidera com 69%. Os aplicativos – e aqui a pesquisa se refere às plataformas de streaming que fazem transmissões esportivas – aparecem em segundo lugar, com 36%. O terceiro lugar é ocupado pelas lives, com 32%. 

No momento de consumir conteúdos esportivos nas redes sociais, os formatos preferidos são vídeos com edição (45%), stories (42%), lives (38%), vídeos na íntegra (35%) e fotos (também 35%). Entre as pessoas 18 a 29 anos o formato preferido para consumir esportes é o stories (53%). 

Consumo nas redes sociais 

O levantamento constata ainda que seis em cada dez brasileiros têm o hábito de acompanhar diariamente conteúdos esportivos por meio de influenciadores digitais, com papel preponderante do Instagram para esse hábito. No total, 88% dos entrevistados afirmam usar essa rede social como fonte de notícias. De forma mais ampla, na análise da relação dos consumidores com as redes sociais, o WhatsApp, o Instagram e o YouTube são as mais utilizadas no dia a dia. O Instagram é mais utilizado pelas mulheres (95%) que os homens (81%) e o WhatsApp tem um maior destaque para o público de 50+ (94%). 

A força das redes sociais mudou a forma de acompanhar e assistir esportes para 54% das pessoas, e 50% delas gosta de compartilhar conteúdos esportivos em grupos de WhatsApp e redes sociais. Mas menos da metade – 44% – costuma participar de conversas nas redes sociais para comentar e discutir esportes. 

Metodologia 

A pesquisa “Consumidores de Conteúdos Esportivos” foi feita entre 11 e 25 de março, no ambiente online, a partir do Painel de Consumidores do Opinion Box. Esse conjunto busca refletir um extrato da sociedade brasileira e inclui homens e mulheres acima dos 18 anos, distribuídos em todas as regiões do País, abrangendo todas as classes sociais.

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