Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anuncia finalistas

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira, 17 de junho, a lista com os filmes finalistas do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O campeão de indicações é "Chacrinha: O Velho Guerreiro", dirigido por Andrucha Waddington e produzido pela Media Bridge, que disputa o Troféu Otelo em 12 categorias. Já "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, tem dez indicações, seguido por "Benzinho", de Gustavo Pizzi, com nove.

Os finalistas do Prêmio, que foram escolhidos pelos sócios da Academia em votação auditada pela PwC – que também faz a apuração do Oscar -, concorrem em 33 categorias, sendo quatro inéditas na edição deste ano. São elas: melhor filme ibero-americano lançado no Brasil e as melhores séries brasileiras de produção independente de ficção, documentário e animação exibidas na TV por assinatura e no OTT.

Neste ano, a disputa reúne 74 longas de ficção, 67 longas documentários, dois longas infantis, 55 curtas nacionais, 43 longas estrangeiros e 11 longas ibero-americanos. Apenas um longa de animação foi inscrito: "Peixonauta – O Filme", que receberá menção honrosa. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, a partir de sexta-feira, 21 de junho, quando além dos membros da Academia, o público vota nos seus favoritos nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Longa-Metragem Estrangeiro e Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano.

A 18ª edição do Prêmio, que tem como tema a música no cinema, homenageia Zezé Motta, atriz, cantora e ativista na luta contra o racismo. Com 50 anos de carreira, Zezé lançou 14 discos, fez mais de 40 filmes e 35 novelas. No cinema, destacam-se "Vai trabalhar, vagabundo", de Hugo Carvana (1973), "Xica da Silva" (1976) e "Quilombo" (1984), ambos de Cacá Diegues, "Anjos da noite", de Wilson Barros (1987), "Tieta do Agreste" (1996) e "Orfeu" (1998), novamente sob direção de Cacá, "Cronicamente Inviável", de Sérgio Bianchi (2000) e "Bróder", de Jefferson De (2010).

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece no dia 14 de agosto, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil. O evento tem patrocínio master da TV Globo e patrocínio do Canal Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Academia Brasileira de Cinema é presidida por Jorge Peregrino e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (diretor vice-presidente), Bárbara Paz (diretora secretária), Alexandre Duvivier (diretor financeiro) e Iafa Britz (diretora social).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui