Festival de Gramado homenageia três atores e um diretor de animação nesta edição

Nessa sexta-feira, 17 de agosto, começa a 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Neste ano, os homenageados são três atores e um diretor de animação – Edson Celulari, Natalia Oreiro, Ney Latorraca e Carlos Saldanha. As festividades vão do dia 17 ao dia 25, quando serão conhecidos os filmes vencedores das mostras competitivas nacional, internacional e de curta-metragem.

No sábado, 18, o criador de animações e duas vezes indicado ao Oscar Carlos Saldanha estará presente para receber sua homenagem, o Troféu Eduardo Abelin. O prêmio foi criado para destacar diretores, cineastas ou entidades de cinema no Brasil. Saldanha o recebe por conta de sucessos de bilheteria como "A Era do Gelo", "Rio", e "O Touro Ferdinando".

Já na segunda-feira, dia 20, é a vez do ator Edson Celulari receber seu prêmio: o Troféu Oscarito, entregue a atores e atrizes do cinema nacional. Celulari esteve no Festival de Gramado em 2005, quando estrelou "Diário de Um Novo Mundo", obra inspirada no romance de Antônio Assis Brasil com direção de Paulo Nascimento, gaúcho com quem o ator trabalhou novamente em "Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos".

Outra homenageada é a atriz uruguaia Natalia Oreiro, que receberá o Kikito de Cristal, troféu destinado a expoentes do audiovisual latino-americano, na noite de quarta-feira, 22. Seu mais recente trabalhou foi na cinebiografia "Gilda, no me arrepiento de este amor", sobre a cantora e compositora argentina Gilda. Com o papel, Natalia ganhou o prêmio de "Melhor Atriz" pelo voto popular no Prêmio Platino de 2017.

Por fim, o troféu Cidade de Gramado será entregue ao ator Ney Latorraca na sexta-feira, 24. Latorraca possui 23 filmes no currículo e incontáveis novelas – sua carreira na atuação já soma mais de meio século.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui